Nossa Senhora Aparecida

Santuário de Aparecida conclui obras na Cúpula da Basílica

O projeto da obra da Cúpula Central é de autoria do artista plástico Cláudio Pastro que faleceu no ano passado

Da redação, com Portal A12

Após cinco anos de trabalho, a obra da Cúpula Central do Santuário Nacional de Aparecida chega ao seu final. A Cúpula Central incluem as obras da abóbada e do baldaquino, que são os quatro pilares que sustentam a estrutura, como pode ser visto na imagem abaixo.

cupula basilica nossa senhora

Foto: Portal A12 / Thiago Leon

A inauguração do baldaquino será no próximo dia 1º, com a bênção da estrutura; já a inauguração da Cúpula, será em outubro, durante o encerramento do Jubileu dos 300 anos.

A solenidade será realizada com Missa, às 9h, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada pelos Missionários Redentoristas, responsáveis pela administração do Santuário.

O projeto da obra da Cúpula é de autoria do artista plástico Cláudio Pastro que faleceu no ano passado. Estão vinculados a esse projeto, a Orsoni Esmaltes Venezianos, em Veneza, na Itália, que produziu a matéria prima para o mosaico e a Fruil Mosaic, um ateliê italiano gerido pela família de William Bertoja; família de raiz profundamente católica.

No baldaquino, Cláudio Pastro quis representar a rica biodiversidade brasileira e evidenciar a grande Criação que se manifesta para adorar o Senhor no Altar da Consagração.

História

A obra de montagem da Cúpula Central do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida foi a mais complexa, pois exigiu uma engenharia especial. A montagem da estrutura em concreto foi iniciada em 1965 e finalizada em 1970.

Em 2012, a Campanha dos Devotos iniciou um importante desafio: o revestimento em mosaico da parte interna da grande Cúpula, que desde o início contou com o comprometimento dos devotos . 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo