Novo cardeal

Rezem por mim e pelos novos cardeais, pede Dom Sérgio

Dom Sérgio da Rocha foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco neste domingo

Jéssica Marçal
Da Redação, com colaboração de Ronaldo Silva

Dom Sérgio da Rccha, eleito como novo presidente da CNBB / Foto: Arquivo - Arquidiocese de Brasília

Dom Sérgio da Rccha, eleito como novo presidente da CNBB / Foto: Arquivo – Arquidiocese de Brasília

O arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, manifestou gratidão por sua nomeação como cardeal da Igreja católica e pediu orações de todo o povo de Deus. Ele, que também é o atual presidente da CNBB, conversou neste domingo, 9, com o jornalista Ronaldo Silva, da Rádio Canção Nova em Brasília.

O anúncio da nomeação de Dom Sérgio e de outros 12 bispos como cardeal foi feito pelo próprio Papa Francisco neste domingo, 9, após a oração mariana do Angelus.

“Rezem por mim, rezem pelo Papa Francisco, rezem pelos cardeais que acabam de ser nomeados, rezem pela nossa Igreja”, pediu Dom Sérgio. Ele também agradeceu à Canção Nova pelos esforços em prol da evangelização e deixou suas orações para o Encontro de Cura e Libertação que aconteceu ontem na Canção Nova em Brasília. Ouça abaixo:

O Consistório para a criação dos 13 novos cardeais será no próximo dia 19 de novembro, véspera do encerramento do Jubileu da Misericórdia.

Com a nomeação de Dom Sérgio, o Brasil passa a ter cinco cardeais eleitores em caso de um Conclave. O arcebispo de Brasília se junta ao grupo formado pelo Cardeal Raymundo Damasceno (arcebispo de Aparecida, SP), Cardeal João Braz de Aviz (Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano), Cardeal Odilo Scherer (arcebispo de São Paulo, SP) e Cardeal Orani Tempesta (arcebispo do Rio de Janeiro, RJ).

Dom Sérgio tem 56 anos e é natural de Dobrada, no interior paulista. Ele é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo, e doutor na mesma área pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

O ministério episcopal começou em 2001, quando foi nomeado pelo então Papa João Paulo II bispos auxiliar de Fortaleza (CE). Em 2007, foi nomeado pelo então Papa Bento XVI como bispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Na arquidiocese de Brasília, exerce o ministério de arcebispo metropolitano desde 2011. Seu lema episcopal é: “Omnia in Caritate” (1Cor 16,14) – “Tudo na caridade”.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), exerceu alguns cargos, como o de presidente da Comissão para a Doutrina da Fé. Na última Assembleia Geral da entidade, em abril de 2015, foi eleito presidente da CNBB.

Nesta mesma assembleia, foi eleito representante da Conferência na 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família, realizado no Vaticano de 4 a 25 de outubro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo