Abertura

Presidente da CNBB destaca Apóstolo Paulo em homilia

A celebração de abertura da 46ª Assembléia Geral da CNBB foi presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e concelebrada pelos bispos responsáveis de regionais da CNBB.

.: Na íntegra homilia de Dom Geraldo Lyrio

Na introdução, o vice-presidente da CNBB, Dom Luiz Soares Vieira, recordou as realizações do último ano, destacando a Conferência de Aparecida, em maio. No momento da oração do Veni Creator, os bispos rezaram pelos trabalhos da Assembléia, invocando as luzes do Espírito Santo sobre o povo brasileiro, homens e mulheres de boa vontade que lutam pela paz, justiça e pela vida.

O presidente da CNBB fez lembro o terceiro ano de falecimento do Papa João Paulo II, celebrado hoje. “Quis a providência divina que o início de nossa Assembléia coincidisse com o terceiro aniversário de falecimento do Servo de Deus, Papa João Paulo II, a quem esta Conferência é grata e reconhecida pelo imenso legado que nos deixou ao longo de seu pontificado”, afirmou dom Geraldo Lyrio.

Na homilia, Dom Lyrio Rocha falou do tema central “As novas diretrizes da Ação Evangelizadora do Brasil”. Diante da proximidade das celebrações do Ano Paulino e, baseado na carta aos Coríntios, o Arcebispo lembrou a figura de São Paulo como exemplo de evangelizador. “O exemplo de Paulo nos reanima e encoraja a prosseguir com entusiasmo e ardor missionário”, destacou, apontando o compromisso da Igreja com o anúncio da Boa Nova.

Por fim, pediu a intercessão do Apóstolo dos Gentios para que seja renovado o ardor missionário na Igreja.

No momento das preces os presidentes dos regionais apresentaram as dificuldades e vitórias das dioceses, destacando, assim, o caráter colegial da Assembléia.

Após a celebração, os bispos dirigiram-se para o Auditório para dar início aos trabalhos da Assembléia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo