Modernidade

Pela primeira vez, bispos votarão em urna eletrônica na CNBB

//

Visando agilidade e tranquilidade, a nova eleição da CNBB vai ser, pela primeira vez, em urna eletrônica.

Quinze bispos devem ser eleitos para diversas funções durante a 45ª Assembleia Geral, que acontece em Indaiatuba (SP), até o dia 9 de maio. Além da presidência da CNBB, as presidências das comissões, serão eleitos também os delegados que representarão o Brasil no Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) de uma maneira permanente, não só para a V Conferência.

“Nós, assessores, poderemos oferecer o resultado das eleições com mais tranquilidade e agilidade aos bispos”, declarou padre Tarcísio Rech, da assessoria de imprensa da CNBB.

Fotos da 45ª Assembleia Geral da CNBB
.: Mosteiro de Indaiatuba
.: Início dos trabalhos
.: Celebração da abertura
.: Missa de abertura

O processo eleitoral se inicia na segunda-feira à noite, dia 2, e prossegue entre os trabalhos da conferência. Primeiro se elege o presidente geral, depois o vice, o secretário, os presidentes das comissões e por fim os representantes do Brasil junto ao Conselho Episcopal Latino Americano. A posse dos eleitos será no penúltimo dia da assembleia, dia 8.

A Assembleia acontece na Casa de Retiros da Vila Kostka, em Itaici, Indaiatuba (SP).

“O que vemos nas funções que assumimos é a dimensão do serviço conforme o Evangelho. No caso da CNBB todos são candidatos e todos são eleitores”, disse o arcebispo nomeado para Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo