Em novembro

Pastoral do Turismo promove Encontro Nacional em Aparecida

Pastoral do Turismo promove encontro nacional em Aparecida (SP) para aprofundar a reflexão sobre o ser e o agir da Pastoral 

Da redação, com CNBB

“Pastoral do Turismo, Identidade e Missão” é o tema escolhido para o II Encontro Nacional da Pastoral do Turismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento está com as inscrições abertas e será realizado de 3 a 5 de novembro, em Aparecida (SP).

De acordo com a CNBB, a Pastoral do Turismo passa por um processo de reformulação desde o início de 2014, quando diversas reuniões tinham como finalidade a construção de uma equipe. O primeiro encontro, realizado em setembro do ano passado, contribuiu para a reorganização da estrutura e visava a reflexão sobre o caminho de evangelização realizado pela Pastoral e a motivação às dioceses na criação de uma estrutura própria de atuação nos meios turísticos

Neste ano, o tema “Pastoral do Turismo, Identidade e Missão” tem por objetivo aprofundar a reflexão sobre o ser e o agir da Pastoral do Turismo em vista da sua capilarização em todo o Brasil. Uma atenção especial é dada às arquidioceses e dioceses que recebem muitos visitantes em todas as formas turísticas.

Finalidades

A Pastoral do Turismo definiu como finalidade, a partir de textos do Setor Mobilidade Humana da CNBB, “cuidar do mundo do turismo em todas as suas dimensões”, que são três: a comunidade que recebe (que é visitada), os profissionais do turismo e os peregrinos, que buscam oração, descanso e cultura. A atuação da Pastoral também envolve a “denúncia profética de tudo o que atenta contra a dignidade humana na prática equivocada da atividade turística”.

Para o Encontro, os participantes irão conhecer o pensamento da Igreja a respeito do turismo e suas dimensões, escutar e trocar experiências sobre os desafios e dificuldades da Pastoral do Turismo, buscar alternativas e fortalecer o trabalho em conjunto, e conhecer a conjuntura atual do turismo no Brasil.

É necessário que os inscritos tenham envolvimento ou desejo de atuar com a Pastoral do Turismo e disposição de refleti-la como “caminho de evangelização”.

Confira a programação, outras informações e inscrições, no site www.pastoraldoturismo.com.br.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo