6 de agosto

Pastoral da Saúde promove Seminário sobre Saneamento Básico

A iniciativa faz parte das ações do projeto Saúde Integral e Saneamento Básico para que todos tenham vida, baseado no tema da Campanha da Fraternidade 2016

CNBB

banner_psA Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu, no começo de 2016, o saneamento básico como um direito humano, separando-o do direito à água potável. De acordo com a organização, a alta taxa de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya é apenas um dos graves reflexos da falta de políticas públicas eficazes na área do saneamento básico no Brasil.

Para incentivar o debate da população sobre esse tema, a Pastoral da Saúde da arquidiocese de Curitiba (PR) promoverá, no dia 6 de agosto, o seminário “Saneamento Básico e Equidade em Saúde na Perspectiva da Participação Popular na Construção de Políticas Públicas”. O evento ocorrerá na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no auditório da Henry Newman, das 9h às 16h.

Leia também
.: Saneamento básico: realidade precária preocupa igreja e sociedade
.: Papa: saneamento básico é condição para superar injustiça social

A iniciativa faz parte das ações do projeto “Saúde Integral e Saneamento Básico para que todos tenham vida”, baseado no tema da Campanha da Fraternidade 2016 “Casa Comum, nossa responsabilidade”, que pretende assegurar o direito ao saneamento básico para todos e a realização de iniciativas que garantam o futuro da Casa Comum.

De acordo com a coordenadora da Pastoral da Saúde da arquidiocese de Curitiba, Ireonilda Machado de Conto, é preciso despertar a comunidade para a cidadania e a participação na formulação de políticas públicas para a coletividade. “Para isso, realizaremos o seminário e oficinas para propor um debate qualificado em saúde e capacitar os agentes e a comunidade para atuar ativamente na comunidade”, afirma. 

“Toda a sociedade é convidada a participar. A intenção da Pastoral da Saúde é que as comunidades compreendam que a saúde é muito mais do que tratar das doenças ou tomar remédios. A proposta é capacitar os agentes para serem multiplicadores nas dimensões comunitária, solidária e político-institucional de forma preventiva, elaborando planos de ação em saúde de acordo com a realidade de cada local”, enfatiza a coordenadora.

Na programação do evento constam palestras, mesas de discussões, oficinas e grupos temáticos. Quem quiser participar do evento ainda pode fazer a inscrição até o dia 1º de agosto, por meio do site do Seminário.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo