Videomensagem

Papa envia mensagem a festival sobre doutrina social da Igreja

Santo Padre focou o tema do festival – “em meio ao povo” – destacando como a partilha enrique a humanidade

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco enviou uma videomensagem aos participantes do VI Festival de Doutrina Social da Igreja realizado em Verona, na Itália.

O tema do festival desse ano é “Em meio ao povo”. Francisco disse que esse tema exprime uma grande verdade, uma vez que os seres humanos foram feitos para estarem uns com os outros, isso enriquece a humanidade.

“Estar em meio ao povo não significa somente estar aberto e encontrar os outros, mas também deixar-se encontrar. Somos nós que temos necessidade de ser curados, chamados, tocados, interpelados, somos nós que precisamos dos outros para poder ser participante de tudo aquilo que somente os outros podem dar”.

Francisco destacou que estar em meio ao povo também significa entender que as pessoas são parte de um povo e que a vida concreta é possível porque se constitui justamente de uma articulação de pessoas que procuram o bem comum. “Estar em meio ao povo significa, portanto, fazer bem não somente à vida de indivíduos, mas é um bem para todos”.

O Santo Padre enfatizou que quando se está com o povo se toca a humanidade; não há somente cabeça, mas também coração, mais concretude e menos ideologia. Para resolver os problemas do povo é preciso partir de baixo, disse o Papa, sujar as mãos, ter coragem, escutar os últimos. E para realizar essa tarefa, o exemplo é Maria.

“Ela é serva, é humilde, é misericordiosa, está em caminho conosco, é concreta, nunca está no centro da cena mas é uma presença constante. Se olhamos para ela encontramos o melhor modo de estar em meio ao povo”.

Francisco encerrou a videomensagem agradecendo pelo trabalho realizado para o conhecimento e atualização sobre a doutrina social da Igreja. “E peço: não se esqueçam de rezar por mim”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo