Quinta-Feira Santa

Padres renovam compromisso sacerdotal na Missa dos Santos Óleos

Celebração tradicional da Quinta-Feira Santa abençoa os óleos utilizados no Crisma, Catecúmenos e Unção dos Enfermos

Jéssica Marçal
Da Redação

Sacerdotes renovam compromisso de servir a Cristo em Missa na catedral de Lorena / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Nesta Quinta-Feira Santa, 13, sacerdotes em todo o mundo renovam seu compromisso sacerdotal na Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa do Crisma ou Missa da Unidade. Em cada diocese, o bispo preside a celebração em que, além da renovação do compromisso, são ungidos os três óleos utilizados para os sacramentos: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos.

Na diocese de Lorena (SP), a celebração foi presidida pelo bispo emérito, Dom Benedito Beni dos Santos, que completa hoje 80 anos. A missa, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, reuniu padres da diocese, da Comunidade Canção Nova, que são ligados à diocese, e o monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade.

A homilia foi do bispo de Lorena, Dom João Inácio Müller. Ele recordou que o sacerdócio ministerial foi instituído por Cristo na Última Ceia e que, assim, o próprio Jesus configurou a Ele aqueles que recebem este sacramento. Desta forma, os padres não só podem, como devem seguir o estilo de Cristo.

“O sacramento da Ordem é vocação específica. O presbítero pode fazer da própria vida um dom de amor e cooperar na edificação da Igreja. É uma pessoa ungida para apascentar o rebanho de Deus”, destacou Dom João, agradecendo a todos os padres por seu empenho no ministério, inclusive os três padres da diocese que no início deste ano foram enviados em missão: padre Odair José de Almeida, padre Renan Félix e padre Daniel de Oliveira.

O bispo acrescentou que, pela ordem, o ministro se dedica à sua comunidade, que é sua família. Ele pediu que os padres sempre reavivem o dom de Deus que está em cada um e cultivem o bem que receberam de Deus em favor da Igreja.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo