Liturgia do Advento

Padre reflete sobre o papel de Maria e José na celebração do Natal

Os católicos estão às vésperas da celebração do mistério da encarnação de Cristo, Filho de Deus feito homem para trazer a salvação. Em preparação para a festa do Natal, celebrada nesta quarta-feira, 25, os fiéis encontram em Maria e José um exemplo de aceitação do projeto de Deus e de espera pela vinda do Senhor.

Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, o pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, da diocese de Lorena (SP), padre Rodrigo Fernando Alves, define o casal Maria e José com uma “propaganda vocacional”, fazendo os fiéis terem ciência de que são vocacionados ao plano de Deus.

Leia mais
.: Padre fala do exemplo de Isaías e João Batista na espera pelo Natal

.: Aproximando-se o Natal, Papa fala do exemplo de Maria e José

O sacerdote recorda que Maria é figura de destaque em todo o ano litúrgico, devido à sua receptividade e disposição para com as obras de Deus. No Advento, ela vem apresentada como participação livre e disposta da humanidade no projeto divino de salvação.

Quanto a José, padre Rodrigo fala que ele reconheceu a prioridade do projeto coletivo em relação ao individual. “Ainda que tivesse suas metas futuras com Maria, vai se resignando ao grande plano de Deus que é muito melhor que o seu individual”.

Confira, abaixo, a entrevista completa com padre Rodrigo:

noticias.cancaonova.com – Como Mãe de Jesus, qual o maior exemplo que Maria traz aos fiéis? Por que também ela é uma figura de destaque nesse tempo de Advento?

Padre Rodrigo Fernando Alves –
Maria é figura de destaque o ano litúrgico todo, porque é a criatura humana mais receptiva e disposta para as coisas de Deus. Ela é o que nós, em muitos momentos, não conseguimos ser. Gostamos tanto dela, porque ela, sendo tudo isso, não se vangloria ou se distancia de nossa luta de todo dia. Olhamos para ela e pensamos: “A gente, se faz esforço, consegue também”. O afetivo de Deus fica muito aproximado de nós em Maria. Ela é ‘sim’, é obediência, perseverança, coragem, força, empenho, oração, humildade… adjetivos que todo ser humano precisa desenvolver para bem viver. Ficar perto dela e tê-la na vida e caminhada é muito positivo e nos faz ser sempre mais de Deus. E ela é apresentada no Advento como a participação livre e disposta da humanidade no projeto de salvação. Ao dizer sim, ela abre caminho para que tudo mais que Deus queria fazer pudesse ser!

noticias.cancaonova.com – O ‘sim’ de Maria trouxe ao mundo o Salvador. Mas, ainda hoje, Deus precisa do ‘sim’ de cada um para continuar sua obra de salvação. Em que medida o tempo do Advento pode ser aproveitado pelos católicos para essa revisão de missão de vida?

Padre Rodrigo – O católico que vive uma vida de comunidade e participa, ao menos aos domingos, de sua comunidade, é atraído para o clima de Natal. O Advento vai enfeitando o coração do cristão que, a cada domingo celebrando com sua comunidade, vai sendo resgatado para os melhores sentimentos. Vendo a história que Deus fez com o povo daquele tempo, vemos que Ele quer prosseguir fazendo história no nosso tempo, e que quer contar com nossa ajuda. Vendo gente tão simples respondendo positivamente, somos provocados a dar uma resposta, e vamos entendendo que um mundo melhor é possível com gente boa de colaboração! Deus precisa de bons colaboradores hoje! Como houve Zacarias, Isabel, João Batista, José e Maria… Hoje, Ele nos visita nos acontecimentos de nossos tempos e nos aborda com a pergunta: “quer me ajudar?”. Se respondemos sim, o seguimento do projeto acontece e algo em nossa volta fica melhor!

noticias.cancaonova.com Junto a Maria aparece, nas leituras do Advento José, seu esposo. Que exemplo ele traz para quem quer se preparar bem para acolher Jesus?

Padre Rodrigo – José é aquele que sai do individualismo de sua satisfação humana e entende que o projeto do “nós” é mais importante do que o projeto do “meu”. Ainda que tivesse suas metas futuras com Maria, vai se resignando ao grande plano de Deus, que é muito melhor que o seu individual. Ele revela nosso lado humano que, pela fé e pela escuta dos recados de Deus, vai se convencendo do que é preciso ser feito. Quem quer se preparar para acolher Jesus e olha para ele (José), percebe que é preciso se desfazer das próprias seguranças para se lançar na grande aventura do novo e do desconhecido de Deus. E que Deus nunca nos levará para um lugar que não seja bom!

noticias.cancaonova.com – Em que medida o exemplo de Maria e José ajuda os fiéis a caminharem com o coração preparado, nesse tempo de espera, pelo nascimento de Jesus?

Padre Rodrigo – O exemplo deste casal é uma propaganda vocacional: temos vocação para o plano de Deus, pois o plano d’Ele é para gente normal. Cada uma achando-se dentro do “tabuleiro da vida”. Vida feliz tem sacrifícios, mas com fé e confiança chegaremos lá. É feliz quem, com maturidade e ousadia, responde ao chamado de Deus. Eles nos recordam que Deus está nos chamando a trabalhar com Ele na obra da salvação e de um mundo melhor. Que tal arriscar dar uma resposta positiva?

Padre Rodrigo Fernando Alves é pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Lorena (SP); assessor Diocesano da Catequese e professor de Teologia Pastoral no Instituto Teológico Bento XVI, da Diocese de Lorena (SP), mantido pela Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo