Fé e esperança

Finados: Padre explica como lidar com medo da morte

De acordo com o sacerdote, o medo da morte é provocado na maioria das vezes por falta de esperança

Luciane Marins
Da redação

Padre Mário é Doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, Roma, Itália / Foto: Arquivo pessoal

Padre Mário é Doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, Roma, Itália / Foto: Arquivo pessoal

A Igreja Católica celebra nesta segunda-feira, 2, o Dia de Finados. A data é marcada pela lembrança e a saudade dos que já fizeram a passagem desta vida temporária para a vida eterna.

A morte ainda é um momento que para muitos desperta medo e insegurança. Por isso, o padre Mário Marcelo Coelho, scj, doutor em Teologia Moral, conversou com a equipe do noticias.cancaonova.com e explicou o significado da morte à luz da fé cristã e como as pessoas devem lidar com o medo de morrer.

Leia a entrevista:

noticias.cancaonova.com: Qual o sentido da morte para a fé cristã?

Padre Mário Marcelo: A fé cristã nos apresenta a morte como o encontro definitivo com a vida nova que é Deus, aquela vida que Ele tem para nós, preparou para nós e prometeu para nós. Eu posso dizer que para a fé cristã, a morte é uma passagem, uma passagem para uma existência viva e divina.

Eu não posso dizer que a morte é o fim, mas para a fé cristã é como essa passagem. Passagem de onde? De uma vida temporária para uma vida definitiva, para uma existência definitiva em Deus e com Deus.

noticias.cancaonova.com: O que se pode encontrar depois da morte?

Padre Mário: A nossa fé nos faz professar, nos faz acreditar, que vamos encontrar a vida eterna, e encontrar a vida eterna é participar da ressurreição de Jesus Cristo, é estar em Deus e com Deus. Não só estar com Deus, mas estar em Deus. Então, nós esperamos alcançar essa vida nova em Deus, participando da ressurreição de Jesus Cristo, porque ele mesmo disse que a ressurreição d’Ele é a nossa ressurreição. É o que nós esperamos, a vida eterna, a alegria eterna em Deus.

noticias.cancaonova.com: São Paulo diz que morrer é lucro. Diante dessa afirmação podemos entender que a morte traz algo de melhor. Para isso é preciso uma vida em Deus? Como orientar uma pessoa que não se sente preparada para morrer?

Padre Mário: A vida aqui, a nossa existência na terra, é boa e Deus quer que busquemos a felicidade. O ser humano foi criado por Deus para a felicidade, então não devemos desprezar a vida aqui na terra, porque Deus nos criou para vivermos bem e vivermos felizes aqui. Mas para quem acredita, essa felicidade que buscamos aqui é um passo para uma felicidade maior que é estar em Deus, que é a vida eterna, que é a realização plena do homem. É para isso que fomos criados: para nos realizarmos plenamente em Deus na vida eterna, nessa vida nova, nessa vida definitiva. Por isso, Paulo diz que é lucro, porque por melhor que seja nossa vida aqui, devemos também almejar essa felicidade maior que é estar em Deus e com Deus na vida eterna. É lucro, pois se nós vamos alcançar algo melhor, claro que será sempre um lucro.

Para conquistarmos, nós devemos sempre viver bem, estarmos cumprindo a vontade de Deus, buscar as coisas de Deus. A ressurreição é um dom, ela nos é oferecida gratuitamente como presente de Jesus que conquistou a vida eterna por nós, mas eu também preciso fazer algo para conquistar essa vida eterna. Por isso, que a vida eterna, ao mesmo tempo que é dom, que é presente, é também tarefa. Então eu tenho que fazer alguma coisa: buscar. Não no sentido simplesmente interesseiro, mas como uma conquista gratuita, uma conquista daquilo que Deus já nos dá, eu preciso ter essa vida em Deus sim para participar definitivamente com Ele. Esse céu, eu já começo a conquistá-lo aqui, para a vida eterna, buscando essa intimidade com Deus.

E para aquelas pessoas que realmente tem dificuldade em acreditar, temos que suscitar esperança, ver o que está acontecendo, porque tem muita gente que passa por momentos difíceis, tem uma existência humana tão exigente, com tanto sacrifício, que às vezes perde a esperança. Aqui vem o nosso profetismo: suscitar nessas pessoas a esperança, a esperança que Deus tem uma promessa e essa promessa, ela vai realizar para aquele que acredita. E a promessa não nos engana, Deus não nos engana.

noticias.cancaonova.com: Deus determina o dia da morte? Existe destino?

Padre Mário: Deus não determina, nós somos criados para a vida. A morte, como nós compreendemos aqui, ela não é um problema para Deus, é um problema para nós, porque para Deus, a verdadeira morte é a condenação.  Então é uma passagem; Ele nos criou para a vida! Claro que a partir disso,  nós temos nossos limites humanos, porque nós vamos morrer, o nosso corpo é limitado, a nossa existência humana tem as suas limitações. No momento que a morte chegar, claro que Deus vai nos abraçar, vai nos acolher, Ele vai nos amar com a sua misericórdia infinita.

noticias.cancaonova.com: Como enfrentar/vencer o medo da morte? De maneira concreta, quais passos, atitudes, a pessoa deve ter?

Padre Mário: Os passos são os seguintes: primeiro é suscitar a fé, tem que acreditar. Essa fé me faz acreditar, criar essa confiança. E também rezar, pedir ao Senhor que nos dê essa graça, a graça de também suscitar em nós a esperança – porque a esperança é uma virtude que Deus suscita em nós – então eu vou vencer confiando, rezando, pedindo a Deus que suscite a minha esperança.

Outra coisa, de uma forma prática, é partilhar, conversar com alguém que possa nos ajudar. A partir do momento que eu partilho os meus medos, isso também vai sendo elaborado e trabalhado dentro de mim. Mas, sobretudo, pedir ao Senhor que nos dê a graça de vencer o medo da morte.

Por último, pedir a fortaleza, o dom da fortaleza. A fortaleza é que vai nos ajudar nesse momento que para nós, humanamente, é um pouco traumático, mas para Deus é a Sua glória.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo