Morre o Papa João Paulo II

O Papa João Paulo II faleceu na noite deste sábado, 2 de abril, às 21h37, em seu apartamento privado, no Vaticano.

Segundo declarações do Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, às 20h do mesmo sábado, teria iniciado a celebração da Santa Missa da festa da Divina Misericórdia, nos aposentos do Pontífice, presidida pelo Monsenhor Stanislaw Dziwisz, com a participação dos Cardeais Marian Jaworski, Stanislaw Rylko e Mieczyslaw Mokrzycki.

Leia mais
.: Testamento de João Paulo II é revelado pelo Vaticano
.: João Paulo II fez referência à sua própria morte
.: João Paulo II: o Papa que tocou o coração dos jovens

Durante a Santa Missa era ministrado a João Paulo II o Santo Viático e mais uma vez, o Sacramento da Unção dos Enfermos.

As últimas horas do Santo Padre foram caracterizadas por uma initerrupta oração de todo o coro dos fiéis e milhares de peregrinos que o acompanhavam, na Praça São Pedro.

No momento da morte de João Paulo II, estavam presentes os dois secretários pessoais do Santo Padre: Dom Stanislaw Dziwisz e Dom Mieczyslaw Mokrzycki; o Cardeal Marian Jaworski; o Dom Stanisław Ryłko; Padre Tadeusz Styczeń; três irmãs polonesas, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, que prestavam serviço no apartamento, acompanhadas pela Superiora Sra. Tobiana Sobódka; o médico pessoal do Papa, Dr. Renato Buzzonetti e outros dois médicos de plantão: Dr. Alessandro Barelli e Dr. Ciro D´Allo, além de dois enfermeiros de plantão.

Imeditamente após seu falecimento, aproximaram-se também o Cardeal-Secretário de Estado, Angelo Sodano, o Camerlengo da Igreja Romana, D. Eduardo Martinéz Somalo, o Bispo-suplente da Secretaria de Estado, Dom Leonardo Sandri, e o vice-camerlengo, o Arcebispo Paulo Sardi.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo