Campanha da Fraternidade 2013

Lançamento Nacional da CF 2013 acontecerá em Natal

Além de acontecer em Brasília (DF), este ano, o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade acontecerá na cidade de Natal (RN), a arquidiocese que deu início à Campanha, em 1962.  

“Será um momento de resgate da história da Campanha da Fraternidade, que começou aqui. Ficamos muito felizes pela compreensão da CNBB em nos conceder a alegria desse momento, na história da Campanha. Para nós, é muito significativo”, destacou o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha.

Para o lançamento, ficou definida uma visita ao município de Nísia Floresta (RN) – lugar onde a Campanha teve início, na manhã da quinta-feira, 14 de fevereiro; E no mesmo dia à tarde, haverá uma entrevista coletiva com a imprensa; No dia 15, será realizado um seminário sobre a temática da CF 2013 – “Fraternidade e Juventude”. E às 17h, acontecerá a solenidade oficial de lançamento, e, às 20h, na Catedral Metropolitana, será celebrada uma Missa, seguida de um show.

O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, lembrou que a edição de 2013, além de ser um momento comemorativo, será também um momento de revisão da Campanha da Fraternidade.

“A Campanha tem um forte poder de evangelização e, por isso, precisamos, cada vez mais, aprimorá-la”, ressaltou. Ele lembrou que a decisão de fazer o lançamento da em Natal foi do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB.

Padre Luiz Carlos recorda que no dia 13, Quarta-feira de Cinzas, a presidência da CNBB realizará uma entrevista coletiva, em Brasília.

Origem da Campanha da Fraternidade

A primeira Campanha foi realizada na arquidiocese de Natal em abril de 1962, por iniciativa do então administrador apostólico, Dom Eugênio de Araújo Sales. O objetivo era fazer uma coleta em favor das obras sociais e apostólicas da arquidiocese. A comunidade rural de Timbó, no município de Nísia Floresta (RN), foi o lugar onde a campanha ocorreu, pela primeira vez.

O lançamento foi feito oficialmente numa entrevista do administrador apostólico da arquidiocese às Rádios Rural de Natal e Poty. Dizia, então, Dom Eugênio: “Não vai lhe ser pedida uma esmola, mas uma coisa que lhe custe; não se aceitará uma contribuição como favor, mas se espera uma característica do cumprimento do dever; um dever elementar do cristão. Aqui está lançada a Campanha em favor da grande coleta do dia 8 de abril, primeiro domingo da Paixão”.

A experiência foi adotada, logo em 1963, por 19 dioceses do Regional Nordeste 2, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Em 1964, a CNBB assumiu a Campanha da Fraternidade.

Leia mais
.: Campanha da Fraternidade será lançada no dia 13 de fevereiro

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo