Outubro - Mês missionário

Igreja usa potencial das Artes para evangelizar

"O Concílio Vaticano II lançou as bases para uma renovada relação entre a Igreja e a cultura, com reflexos imediatos no mundo da arte". Tal afirmação foi feita pelo Papa João Paulo II, numa carta dirigida aos artistas, em 1999.

Na carta, o Papa lembrou a Constituição Apostólica Sacrosanctum Concilum que considerou como "nobre ministério" a atividade dos artistas. Segundo escreve o Pontífice, a nobreza se concretiza quando as obras dos artistas "são capazes de refletir de algum modo a beleza infinita de Deus e orientar para Ele a mente dos homens”.

Para o ator, cantor e bailarino, Noé dos Santos Martins, 24 anos, a arte cristã tem realmente um grande poder de evangelização.  Ela é capaz de adentrar em lugares onde outras expressões da Igreja não alcançam. "A arte toca o coração das pessoas, faz pensar e refletir sobre diversos temas. A arte tem o poder de entrar no coração sem pedir licença!", afirmou.

Noé é um dos artistas da Companhia de Artes da Comunidade Católica Shalom. O projeto oferece aos jovens a oportunidade de investir um ano de suas vidas na evangelização por meio das artes.

Para ele, a arte cristã ainda é vista por muitos sob o ponto de vista amador, mas afirma que a missão da Companhia é tornar profissional esse trabalho de evangelização. Noé também explica que a arte não pode ter apenas qualidade técnica, mas deve favorecer o anúncio da Pessoa de Cristo e a semeadura da Palavra de Deus.

“Pessoas que nunca aceitariam um convite pra ir a uma Missa, aceitam o convite pra assistir um bom espetáculo. E é aí que a diferença começa, porque os espetáculos da Cia não são apenas para 'assistir', mas são experiências de Deus, sementes lançadas a todo instante!”.

É comum ver pessoas utilizando-se dos dons artísticos como forma de trabalho, retirando daí o seu sustento. Mas no caso de Noé, o trabalho é voluntário; deixou a família, estudos e os interesses pessoais para trabalhar nesta missão. Segundo ele, a sua principal motivação é a experiência que teve com Deus.

“Eu vi a Deus! Eu toquei o Senhor! Eu tive uma experiência com Ele e renovo essa experiência a cada dia! Essa é a motivação que levo e levarei para sempre, mesmo nas descobertas e dificuldades da minha vida, essa é a motivação pra me levantar e continuar o caminho”, afirmou.

Sobre o trabalho que realiza na comunidade, ele considera: "não é apenas um ano em missão, mas a missão é pra vida inteira, é a minha própria vida!", completou.

O projeto

A Companhia de Artes Shalom é uma das vertentes de evangelização que compõem o carisma da comunidade católica. O projeto reúne jovens de vários estados brasileiros que passam um ano em missão, evangelizando com as artes.

Durante este período, os missionários recebem formação técnica, por meio de oficinas e capacitações. Além disso, estão inseridos em manhãs inteiras dedicadas à oração e formação. Durante as tardes, trabalham no apostolado, nos diversos âmbitos artísticos próprios do projeto.

A Cia de Artes recebe inscrições de todo o Brasil e a seleção acontece no início de cada ano. Para se inscrever, o voluntário deve entrar em contato com uma casa de missão da comunidade Shalom e preencher os requisitos da companhia.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo