Neste domingo

Igreja no Brasil realiza Coleta Nacional de Solidariedade

Ação é proposta pela Campanha da Fraternidade para apoiar projetos no Brasil

Da redação, com CNBB

Neste Domingo de Ramos, 9, a Igreja Católica realiza em todo o Brasil a Coleta Nacional da Solidariedade. Trata-se de uma ação prevista pela Campanha da Fraternidade (CF), que este ano propõe o aprofundamento e ações concretas em torno do tema do meio ambiente, com destaque para os biomas brasileiros. 

Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos, agentes de pastoral, colégios católicos e movimentos eclesiais são os principais motivadores e animadores dessa coleta.

Segundo o Bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Steiner, Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a conversão, movimento proposto para o período da Quaresma, exige passos concretos. “A Coleta Nacional de Solidariedade”, destaca o prelado, “permite aos católicos de ajudar os pobres e colaborar na continuidade do cuidado com a obra da criação”.

A cada ano, com o recurso arrecado, a CNBB apoia pequenos projetos em todo país relacionados à temática proposta pela CF. Em 2017, serão apoiados pequenos projetos que têm como foco o tema do meio ambiente e a sustentabilidade.

Em 2016, foram arrecadados para o Fundo Nacional R$ 5.879.109,88. De 2012 a 2015, 1.067 projetos de desenvolvimento local e solidariedade foram apoiados em todo o país pela CNBB.

Fundo de Solidariedade

O resultado integral das coletas realizadas nas celebrações do Domingo de Ramos, coleta da solidariedade, com ou sem envelope, deve ser encaminhado à respectiva diocese. Do total arrecadado pela Coleta da Solidariedade, a diocese deve enviar 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB. A outra parte (60%) permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).

As doações para o Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB, podem ser efetuadas na conta indicada abaixo, ao longo de todo o ano. O depósito dos 40% da Coleta da Solidariedade para o Fundo Nacional de Solidariedade – CNBB deve ser feito na seguinte conta:

Banco Bradesco, Agência 0484-7 – Conta Corrente 4188-2 – CNBB.

O comprovante do depósito precisa ser enviado por: e-mail – financeiro@cnbb.org.br ou por correspondência para o endereço: SE/Sul Quadra 801 Conjunto B, CEP: 70.200-014 – Brasília – DF. Contato pelo telefone – (61) 2103-8309 (falar no financeiro).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo