Neste domingo

Igreja em ruínas, em Dores do Paraíbuna, recebe Missa depois de 20 anos

Igreja, datada do século 19, receberá entronização da imagem de Nossa Senhora das Dores

Da redação, com Arquidiocese de Juiz de Fora

Neste domingo, 2, quinto do Tempo Quaresmal, a antiga Matriz Nossa Senhora das Dores, localizada no Distrito de Nova Dores do Paraibuna, em Santos Dumont (MG), vai sediar uma Missa após 22 anos. O templo, hoje em ruínas, datado da segunda metade do século 19, deve receber cerca de mil pessoas para a celebração marcada para as 15h.

Os fiéis chegarão em procissão de barco pela Represa de Chapéu D’Uvas, em cavalgada que deve reunir 300 pessoas e em carreata que sairá da atual Matriz, marcada para as 14h15.

Durante a Missa, que será presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada por diversos padres, será entronizada no local uma imagem de Nossa Senhora das Dores, que ali ficará para veneração dos visitantes e pescadores que frequentam a região.

A realização da Santa Missa, segundo o administrador paroquial, Padre Fransérgio Garcia da Silva, teve como motivação o tema da Campanha da Fraternidade deste ano – “Biomas brasileiros e defesa da vida” – e a celebração do Ano Mariano no Brasil.

“A proximidade com a natureza e o fato de a igreja ser dedicada a uma devoção mariana foram nossas inspirações, mas também a saudade que as pessoas que cresceram e se formaram em torno daquela comunidade sentem da antiga Matriz. Queremos, com a missa, destacar o sentido de comunidade de fé”, afirma.

A Matriz em ruínas está cercada pelas águas da Represa de Chapéu D’Uvas, formada pelas águas do Rio Paraibuna, e o acesso ao local só será possível por conta do forte período de estiagem. O estado precário de conservação esconde a importância do templo, em torno do qual surgiu comunidade religiosa e, logo depois, o distrito de Dores do Paraibuna. O povoado foi transferido de lugar devido à inundação da represa, uma das responsáveis pelo abastecimento hídrico de Juiz de Fora, na década de 1990.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo