Nota de esclarecimento

Igreja Católica Brasileira é diferente da Apostólica Romana

A Arquidiocese de Belo Horizonte, diante do escândalo do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) divulgado pela Polícia Federal, hoje, 19 de junho de 2007, denunciando e prendendo uma quadrilha especializada em fraudar o INSS (em Belo Horizonte e Contagem), vem a público esclarecer e solicitar divulgação do seguinte, para o bem da verdade e para que não se confundam informações comprometendo pessoas e instituições:

– Entre os indiciados, está o nome de Ivan Dutra de Moraes, conhecido como dom Moraes, pertence à Igreja Católica Brasileira, que não é a Igreja Católica Apostólica Romana e nem faz parte da Arquidiocese de Belo Horizonte. A Igreja Católica Brasileira nasceu em 1945 e tem como fundador Carlos Duarte Costa.

– Ivan Dutra de Moraes e sua Igreja sempre utilizam nomenclaturas (padre, bispo, paróquia, nomes de santos), vestes e ritos próprios da Igreja Católica Apostólica Romana, que levam alguns fiéis e o público a confundirem a Igreja Católica Brasileira com a Igreja Católica Apostólica Romana.

– Tenha-se presente que a Igreja Santa Edwiges, da Avenida Antônio Carlos (e que agora será retirada do local em função das obras municipais), e a Igreja de Santo Expedito (Via Expressa e no bairro Guarani) estão entre as mais conhecidas "paróquias" da referida Igreja Católica Brasileira e não pertencem à Arquidiocese de Belo Horizonte. Como os ritos são copiados da Igreja Católica Apostólica Romana, muitos fiéis não distinguem e nem lhes é apresentada esta diferença.

– A Igreja Católica Brasileira não faz parte do CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs) por não comungar de princípios comuns a todas as Igrejas ecumênicas.

– A Arquidiocese de Belo Horizonte, compreendendo o território de 28 municípios da Região Metropolitana, com mais de 3 milhões e meio de católicos, tem como arcebispo metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e como bispos auxiliares, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães e Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, além de vários bispos eméritos residentes em Belo Horizonte.

Quaisquer outros esclarecimentos podem ser obtidos nesta Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Arquidiocese de Belo Horizonte, 19 de junho de 2007.

Assessoria de Comunicação

Arquidiocese de Belo Horizonte

http://www.arquidiocesebh.org.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo