Encontro com jogadores

Futebol é imagem da vida e da sociedade, diz Papa ao Villareal

Time espanhol foi recebido em audiência hoje pelo Papa Francisco, antes do jogo que terá à tarde contra o time de Roma

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta quinta-feira, 23, 52 jogadores de futebol e dirigentes do time “Villareal”, da Espanha, que jogará na tarde de hoje contra o time de Roma.

“O futebol, como os demais esportes, é imagem da vida e da sociedade. No campo, vocês precisam uns dos outros. Cada jogador coloca seu profissionalismo e habilidade em prol de um ideal comum: jogar bem para ganhar. Para se atingir esta meta é preciso de muito treino e esforço para fortalecer o espírito da equipe e criar uma conexão de ações: um olhar, um pequeno gesto são expressões de comunicação em campo”, disse o Papa na breve saudação aos jogadores.

Isto, porém, só é possível, disse o Papa, mediante o espírito de companheirismo, deixando de lado o individualismo ou as aspirações pessoais. Joga-se pelo bem do grupo, motivo que pode levar à vitória.

“Por outro lado, quando vocês jogam futebol estão, ao mesmo tempo, sendo educados e transmitindo valores. Muitas pessoas, especialmente os jovens, os admiram e os observam. Por isso, através do seu profissionalismo, vocês transmitem um modo de vida aos que os seguem, sobretudo às novas gerações. Esta responsabilidade deve ajudá-los a melhorar e a exercer os valores, que devem ser palpáveis no futebol: o companheirismo, o esforço pessoal, a beleza do jogo, o jogo em equipe”.

Francisco acrescentou outra característica de um esportista: o agradecimento, que envolve os companheiros de time ou as pessoas que os ajudaram a atingir a fama. Por fim, o Papa convidou os presentes a dar o melhor de si, para que os outros possam aproveitar bem dos momentos agradáveis do esporte, e também a ser instrumentos de alegria e paz para os torcedores.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo