1º de janeiro

Franciscanos seculares promovem jornada de orações pela paz

Jornada de orações pela paz terá como lema “Dedique 1 minuto para a paz. O mundo todo agradece”

Da redação, com Arquidiocese do Rio

O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia da Paz, é comemorado em 1º de janeiro, tendo sido criado pelo Papa Paulo VI em 1967. E para celebrar a data, a coordenação para a caridade social do Vicariato Episcopal Norte e as fraternidades da Ordem Franciscana Secular promovem, em conjunto, uma jornada de orações pela paz mundial com o tema “Eu vos dou a minha paz” (cf. Jo, 14,27), e o lema “Dedique 1 minuto para a paz. O mundo todo agradece.”

Jornada_pela_paz_2017

O objetivo é despertar e incentivar as pessoas para um esforço comum para cultivar a paz e reafirmar na sociedade uma cultura de diálogo e de não-violência a partir da realidade de cada pessoa, irradiando esse gesto em nossas relações interpessoais e comunitárias. O Vaticano divulgou a mensagem do Papa Francisco para o 50º Dia Mundial da Paz, a quarta de seu pontificado, que propôs o tema “A não-violência: estilo de uma política para a paz”.

“Almejo paz a todo o homem, mulher, menino e menina, e rezo para que a imagem e semelhança de Deus em cada pessoa nos permitam reconhecer-nos mutuamente como dons sagrados com uma dignidade imensa. Sobretudo nas situações de conflito, respeitemos esta ‘dignidade mais profunda’ e façamos da não-violência ativa o nosso estilo de vida”.

“Sejam a caridade e a não-violência a guiar o modo como nos tratamos uns aos outros nas relações interpessoais, sociais e internacionais. Quando sabem resistir à tentação da vingança, as vítimas da violência podem ser os protagonistas mais credíveis de processos não-violentos de construção da paz” – escreveu o pontífice.

Além das reflexões apresentadas no texto, com o convite para autoridades para “aplicar as Bem-aventuranças na forma como exercem as suas responsabilidades”, o papa recorda que no dia 1º de janeiro de 2017, terão início as atividades do novo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo