Alerta

Febre amarela: estados vizinhos a MG reforçam vacinação

Ministro da saúde anunciou reforço da vacinação para RJ e BA, nos municípios que fazem divisa com MG; já são 206 casos suspeitos no estado mineiro

Da Redação, com Secretaria de Saúde de Minas Gerais

O estado de Minas Gerais iniciou o ano de 2017 em estado de alerta com casos de febre amarela em várias cidades. O último boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira, 18, registra 22 mortes prováveis da doença e mais 206 casos suspeitos.

As mortes ocorreram nos municípios de Ladainha (8), Piedade de Caratinga (4), Ipanema (2), Malacacheta (2), Imbé de Minas (1), Ubaporanga (1), São Sebastião do Maranhão (1), Itambacuri (1), Poté (1) e Setubinha (1). Até ontem, o estado já recebeu do Ministério da Saúde cerca de 2 milhões de doses da vacina contra a febre amarela e já solicitou o envio de mais 1 milhão de doses.

Diante do surto em Minas Gerais, a prevenção começou também nos estados vizinhos. O ministro da saúde, Ricardo Barros, anunciou nesta quarta-feira, 18, a ampliação da vacinação também para os estados do Rio de Janeiro e Bahia, nos municípios que fazem divisa com Minas Gerais. No Espírito Santo, a vacinação já estava sendo intensificada em 26 municípios do estado.

A doença

A febre amarela costuma ocorrer entre os meses de dezembro a maio, em virtude do período de chuvas que faz aumentar a proliferação do mosquito transmissor. A Secretaria de Saúde de Minas Gerais orienta que a prevenção é primordial para o controle da doença.

“A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas e silvestres. Por isso, reforçamos a importância da prevenção por meio da vacinação e também da eliminação dos criadouros do Aedes aegypti”, informa o órgão através de sua assessoria de imprensa.

Os principais sintomas são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. Na forma mais grave da doença, podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Vacinação

A secretaria de saúde de Minas Gerais acrescenta ainda que toda pessoa acima de seis meses de vida e que mora ou vai viajar para a área rural deve procurar uma Unidade Básica de Saúde e se vacinar contra a febre amarela. A vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em alguns casos, porém, é preciso buscar orientação junto a um profissional de saúde antes de tomar a vacina, pois há contraindicação. Veja em detalhes no infográfico abaixo:

Fonte: Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Além da vacina contra a febre amarela, que já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, outra medida importante a ser tomada é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti em municípios infestados, visando evitar a reurbanização da Febre Amarela no Brasil. Isso pode ser feito através de ações educativas.

Epidemias anteriores em MG

Essa não é a primeira vez que Minas Gerais sofre com a febre amarela. Já ocorreram duas epidemias no estado entre os anos de 2001 a 2003. A primeira foi na região do centro-oeste mineiro, com 32 casos confirmados e 16 mortes. Em 2002, a epidemia chegou ao Alto do Jequitinhonha, com 64 casos confirmados e 23 mortes.

Em ambas as ocasiões, a população foi vacinada casa a casa, o que inibiu o aparecimento de novos casos. Nos anos de 2008 e 2009, o estado voltou a registrar casos da doença, mas foram duas ocorrências isoladas, no Noroeste de Minas e na Zona da Mata.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo