Nota de falecimento

Falece bispo emérito de Teixeira de Freitas

Dom Antônio Eliseu Zuqueto faleceu aos 88 anos de insuficiência respiratória e renal

Da redação, com CNBB

dom-AntonioO bispo emérito da diocese de Teixeira de Freitas (BA), Dom Antônio Eliseu Zuqueto, faleceu nesta terça-feira, 23. O prelado estava internado em Colatina (ES) e estava doente há duas semanas. O laudo sobre a morte do bispo apontou insuficiência respiratória e renal.

Segundo informações da diocese, o corpo de Dom Antônio chega nesta quarta-feira, 24, à cidade de Teixeira de Freitas e será sepultado amanhã na nova Catedral São Pedro.

Dom Antônio Eliseu tinha 88 anos e era natural de Resplendor (MG). Foi ordenado presbítero em 19 de março de 1955, em Santa Teresa (ES). Nomeado bispo, em 14 de março de 1980. Recebeu a ordenação episcopal em 08 de junho de 1980, em Itambacuri (MG). Escolheu como lema “Ipse Nostra Pax” (Cristo é nossa paz).

O bispo era formado em Filosofia e Teologia. De 1980 a 1983 foi bispo auxiliar de Teófilo Otoni (MG). Foi Vice-Reitor do Seminário Menor, em Santa Teresa (ES); Superior e Vigário em Conceição de Mato Dentro (MG); Primeiro Conselheiro da Custódia do Rio de Janeiro; Superior e Vigário em Itambacuri; Reitor do Seminário Menor, em Santa Teresa (ES); Vigário em Santa Teresa (ES); Vice Provincial; Vigário da Paróquia S. Sebastião, no Rio de Janeiro; Pároco, Formador, Vice-Provincial.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo