46ª Assembléia dos Bispos

Evangelização da Juventude na pauta da coletiva desta terça

“Oferecer condições para que o jovem seja jovem”. Segundo Dom Maurício Grotto, Bispo de Assis (SP), este foi o motivo que levou a CNBB a escrever um texto no ano de 2006, que no ano seguinte tornou-se o documento 85 “Evangelização da Juventude”. Este foi um dos tópicos discutidos na coletiva de imprensa desta tarde. O Ano Paulino, o Sínodo dos Bispos e as Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil também fizeram parte da pauta.

Além de Dom Maurício, participaram da coletiva, Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo e Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG).

O Documento 85, apresentado esta manhã, na Assembléia,  traz orientações específicas para este trabalho evangelizador com os jovens. Segundo Dom Maurício, nos países latinos, praticamente 50% da população é jovem e muitos destes acabam tornando-se vítimas de promessas de vida fácil e de felicidade rápida. “Não podemos ficar de braços cruzados. Os jovens procuram um sentido para a vida e uma vida de sentido”, alertou.

“O Documento Aparecida traz novo vigor à juventude, sobretudo, no que se refere ao trabalho missionário, traz uma nova luz e um novo ardor”, destacou o Bispo. Ele explicou que a Igreja está empenhada em acolher o potencial evangelizador da juventude e, que ao sair em missão, é preciso que os jovens possam dar testemunho de comunhão: “Como nós vamos enfrentar a evangelização se não tivermos uma formação básica e uma espiritualidade capaz de vencer os desafios e o testemunho de vida?”

Dom Maurício ressaltou que a primeira etapa para ser um discípulo e missionário de Cristo é ter um encontro pessoal com Ele. “E não parar apenas nesta etapa, mas aprofundar  um contínuo relacionamento com Jesus”, acrescentou.

Ano Paulino e Sínodo dos Bispos

Estes temas foram apresentados, rapidamente, por Dom Odilo ao explicar que o Ano Paulino está sendo preparado para ser vivido de maneira integrada ao Ano Catequético.

O Ano Paulino, celebrado a partir de 28 de junho deste ano até 28 de junho de 2009, lembra os dois mil anos do nascimento de São Paulo, Apóstolo. O Ano do Apóstolo dos Gentios, segundo o cardeal, será muito importante para a Igreja. “São Paulo foi um grande instrumento de Deus para a difusão do Evangelho no primeiro século do Cristianismo. Foi um grande discípulo de Cristo e tem muito a nos ensinar”, destacou.

Dom Odilo falou que foram escolhidos alguns nomes de bispos para participar do Sínodo, que acontecerá em outubro deste ano, em Roma. “Os nomes serão enviados ao Papa para serem homologados”.

Segundo o arcebispo de São Paulo, este Sínodo será uma revitalização do anúncio da Palavra de Deus: “A Igreja vive da fé em resposta à Palavra. Buscamos agora os meios de anunciá-la com mais eficácia”.

Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil

Dom Walmor, presidente da Doutrina da Fé da CNBB, explicou que as Diretrizes são revistas a cada quatro anos. A que ocorre agora, seria no ano passado. Ela foi marcada para este ano a fim de aproveitar o conteúdo da V Conferência.

Segundo o Bispo, confeccionar as novas diretrizes “é o mais importante para o caminho missionário no Brasil”. “O desafio é colocar as novidades do Documento de Aparecida, enriquecido com a operacionalização delas”, pontuou. “Para nós, o grande desafio é definir modalidades e dinâmicas para que o trabalho missionário tenha um rosto próprio brasileiro, no contexto da missão continental. Assumimos este compromisso em Aparecida”.

“Não se trata de, mais uma vez, renovar as diretrizes. Trata-se de uma atualização, à luz desafiante do Documento Aparecida”, explicou Dom Walmor.

Dom Odilo contribuiu dizendo que com o Documento Aparecida, houve uma mudança de mentalidade: “A Igreja volta-se para o estado permanente de missão”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo