Artigo- Empreendedorismo

Empreendedorismo Social e a prática da caridade

Especialista reforça que empreendedorismo social serve de exemplo para outras empresas

André Prado*

A prática da caridade

Trabalho social desenvolvido pela Fundação João Paulo II./ Foto: Canção Nova

Há séculos o ato de auxiliar ao próximo se tornou algo louvável. Algumas pessoas perceberam que era essencial estender a mão ao semelhante. O objetivo da criação do imposto era nobre. Pretendia-se arrecadar parte dos recursos dos mais abastados para socorrer os mais necessitados. Entretanto, a forma ineficiente de gestão de recursos, com o tempo resultou em não socorrer parte considerável dos que necessitam.

Um mandamento de Cristo registrado nas escrituras sagradas menciona: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Existem indivíduos que auxiliam necessitados e excluídos pelo exclusivo interesse de praticar a caridade.

Entretanto, existem alguns que ajudam escondendo muitas vezes interesses e intenções não reveladas. O que pode estar por trás deste tipo de ação: autopromoção para conseguir algo, mostrar o quanto é generoso para atender o ego ou vaidade, pretensão de ocupar algum cargo ou alguma posição no futuro, demonstração de poder e status entre outras coisas. Bem, isto não é correto e tampouco ético. Existe uma citação que orienta: as pessoas devem procurar fazer o bem sem olhar a quem e sem esperar nada em troca. É lamentável saber que alguns doam esperando benefícios futuros.

Na história da humanidade tivemos exemplos dos que se doaram sem esperar nenhuma retribuição em troca, como: Cristo, Madre Teresa de Calcutá, Dom Bosco, Gandhi e outros conhecidos ou anônimos. Várias personalidades ajudam ou ajudaram de forma discreta. Um nobre exemplo veio de Ayrton Senna, onde algumas obras sociais que apoiava somente vieram a ser conhecidas após o seu falecimento. Isto se deve ao fato de que ele não visava propaganda pessoal, o que é algo digno de admiração.

Leia mais
.: Todos os artigos sobre Empreendedorismo

O empreendedorismo social

Com o intuito de buscar melhorias nas causas ambientais e sociais, eis que surge o empreendedorismo social. Por meio de iniciativas empreendedoras, organizações praticantes visam promover ações sociais para a obtenção de recursos que resultem em novas oportunidades e soluções para os problemas que atingem a sociedade. Empresas de diferentes setores muitas vezes desenvolvem este tipo de empreendedorismo.

Porém, é necessário atenção para não desenvolver o falso Branding, ou seja, empresas que aproveitam para se promover tentando melhorar sua imagem perante a sociedade sem a realização de um serviço social ou ambiental significativo. Tais empresas acabam gerando um marketing excessivo que não condiz com as suas verdadeiras ações. Em outras palavras, estão buscando autopromoção com o objetivo de atender interesses particulares. As pessoas podem perceber isto e não pegará bem para a imagem da corporação.

Empresas que promovem o empreendedorismo social devem ter um propósito altruísta. Precisam continuar promovendo suas atividades e informando as suas ações sociais condizentes com a realidade praticada. Inclusive, algumas organizações divulgam as suas ações com a finalidade de prospectar recursos que as mantenham promovendo os bons atos realizados. Esta publicidade ajuda inclusive a estimular outras pessoas e organizações a seguirem o bom exemplo. Este tipo de iniciativa deve continuar sendo cultivado para produzir bons frutos.

Com o crescimento populacional, crises econômicas e outras adversidades, muitos problemas surgem para a sociedade. Parte destes problemas pode ser de ordem ambiental ou social, trazendo dificuldades para a população. Torna-se fundamental que mais organizações se engajem no processo de promover o empreendedorismo social objetivando a criação de novas soluções que minimizem os problemas vividos por muitas pessoas.

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D´Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo