52ª Assembleia da CNBB

Em mensagem, bispos pedem bênção do Papa ao Brasil

Bispos enviam mensagem ao Papa Francisco para fazer agradecimentos e pedir sua bênção

Da redação, com Rádio Vaticano

Em mensagem, bispos pedem bênção do Papa ao BrasilOs bispos reunidos na 52ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP), enviaram neste final de semana uma mensagem ao Papa Francisco, na qual afirmam estar reunidos sob o manto da Mãe de Jesus, na Casa de Maria, que o Santo Padre bem conhece.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a Assembleia dos Bispos

Na mensagem, os bispos destacaram que, apesar dos muitos problemas que cada um enfrenta, a assembleia é marcada por um clima de esperança e de alegria. “Nossa alegria deve-se tanto à consciência da presença do Ressuscitado entre nós como à certeza de que nos encontramos com irmãos atentos às histórias e desafios que trazemos no coração. Assim, o peso das responsabilidades de cada um é repartido entre todos”.

Os bispos também agradeceram a presença do Papa Francisco no Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, em julho passado, e testemunharam o quanto o País e, particularmente, os jovens lhe são gratos por isso. “Todos se sentiram confortados com sua presença no meio de nós, com suas palavras e gestos. Nossos jovens recordam com carinho o que viram, ouviram e viveram. Com a simplicidade que os caracteriza, constatam que o Papa ‘roubou’ o seu coração”.

O episcopado expressou ainda seu agradecimento pela recente canonização do Padre José de Anchieta, conhecido como “o Apóstolo do Brasil”, e enfatizaram: “Nós, apóstolos de hoje, temos muito que aprender com esse irmão que veio para o Brasil, não em busca de ouro ou fama, mas para trazer aos que aqui moravam o que ele tinha de mais precioso: a fé em Jesus Cristo, o Salvador”.

Os bispos concluíram a mensagem recordando o tema da assembleia deste ano “Comunidade de comunidades, uma nova paróquia” e destacaram a importância da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, escrita pelo Papa Francisco, que têm iluminado os estudos sobre o tema principal.

Por fim, pediram ao Santo Padre uma bênção à Assembleia, às dioceses, paróquias e famílias brasileiras e confiaram o Papa à intercessão da Virgem Maria. “Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, interceda por seu ministério!”.

Leia a carta na íntegra:

Santo Padre,

Desde o dia 30 de abril passado, nós, Bispos do Brasil, estamos em Aparecida, reunidos sob o manto da Mãe de Jesus. Vossa Santidade conhece bem esta Casa de Maria. Participamos da 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Como é do seu conhecimento, encontros assim vão muito além dos estudos, das reflexões e das decisões que precisam ser encaminhadas. Apesar dos muitos problemas que cada irmão enfrenta, nossa Assembleia é marcada por um clima de esperança e de alegria. Nossa alegria deve-se tanto à consciência da presença do Ressuscitado entre nós como à certeza de que nos encontramos com irmãos atentos às histórias e desafios que trazemos no coração. Assim, o peso das responsabilidades de cada um é repartido entre todos.

Agradecemos a oportunidade de tê-lo entre nós, Santo Padre, durante a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, em julho passado, e lhe testemunhamos o quanto nosso país e, particularmente, nossos jovens lhe são gratos por isso. Todos se sentiram confortados com sua presença no meio de nós, com suas palavras e gestos. Nossos jovens recordam com carinho o que viram, ouviram e viveram. Como os discípulos de Emaús, perceberam que sua companhia fez seus corações se abrasarem. Com a simplicidade que os caracteriza, constatam que o Papa “roubou” o seu coração.

Agradecemos-lhe também, Santo Padre, pela recente canonização do Padre José de Anchieta, “o Apóstolo do Brasil”. Nós, apóstolos de hoje, temos muito que aprender com esse irmão que veio para o Brasil, não em busca de ouro ou fama, mas para trazer aos que aqui moravam o que ele tinha de mais precioso: a fé em Jesus Cristo, o Salvador. De certa forma, todos nós estivemos presentes em Roma, no dia 24 de abril passado, na Igreja de Santo Inácio, quando Vossa Santidade, com muitos brasileiros, rendeu graças a Deus por essa canonização. Na Missa que celebraremos no Santuário da Mãe Aparecida, no próximo domingo, também em ação de graças pela canonização de Anchieta, rezaremos de modo especial pelas intenções de Vossa Santidade.

Nesta nossa Assembleia, ocupa um lugar especial a reflexão sobre a Paróquia – comunidade de comunidades. Saiba, Santo Padre, que as observações que Vossa Santidade fez quando aqui esteve  e, particularmente, as que encontramos em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium têm iluminado nossos estudos sobre esse assunto.

Uma assembleia como a nossa, Santo Padre, é rica de assuntos, porque muitas são as exigências de nossa missão. Queremos pedir sua bênção para ela, para nossas dioceses, paróquias e famílias.

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, interceda por seu ministério!

Aparecida – SP, 03 de maio de 2014

Cardeal Raymundo Damasceno de Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva, OFM
Arcebispo de São Luís do Maranhão
Vice Presidente da CNBB    

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo