Presidente da CNBB

Dom Sérgio diz que não há novidade em carta do Papa a Temer

Dom Sérgio da Rocha considerou a necessidade de respeitar a decisão do Papa diante de suas atribuições como Pontífice

Da redação, com Rádio Vaticano

Em Roma, para tomar posse do título cardinalício na Basílica de Santa Cruz, o cardeal Sérgio da Rocha, presidente da CNBB, comentou a carta do Papa Francisco enviada ao presidente Michel Temer, na quarta-feira, 19.

Leia também:
.: Vaticano emite nota sobre carta do Papa a Michel Temer

Dom Sérgio esclareceu que a carta não traz nenhuma novidade acerca do que o Papa já havia dito sobre visitar o Brasil neste ano. Durante encontro com os bispos brasileiros em outubro do ano passado, Francisco disse que não viria ao Brasil. O motivo, segundo Dom Sérgio, seriam os muitos compromissos papais que o Vaticano transferiu para 2017, em decorrência das muitas atividades próprias do Ano da Misericórdia, que terminou em novembro passado.

“Por isso, naquele momento, o Papa Francisco já tinha deixado muito claro para nós bispos, para a Igreja no Brasil, que, embora desejando, neste ano são seria possível sua ida ao Brasil”, disse o cardeal. 

“Eu creio que neste momento, o Papa reafirmou aquilo que tinha nos dito a respeito do seu amor pelo Brasil, da sua estima, seu apreço pela Igreja no Brasil e seu episcopado, mas ao mesmo tempo a dificuldade que ele sentia de, neste ano, fazer essa visita. Por isso, ele já tinha comunicado a nós e já tínhamos dado a conhecer publicamente. Portanto, não há maior novidade nessa resposta do Papa”, acrescentou.

Dom Sérgio disse que a presidência da CNBB deve retomar o convite para uma futura visita do Papa ao país. Porém, considerou a necessidade de respeitar a decisão do Papa diante de suas atribuições como Pontífice.

“Acho bonito que o povo e as autoridades brasileiras queiram contar com a presença do Santo Padre, mas temos que entender que ele tem outros compromissos, outros países, outras situações. Continuamos sim a contar com ele, e com sua presença no Brasil, mas respeitando seus compromissos já assumidos”, enfatizou.

Título cardinalício

O Arcebispo de Brasília e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sérgio da Rocha, tomará posse do título cardinalício na Basílica de Santa Cruz ‘in via Flaminia’, neste domingo, 23.

Por tradição, cada cardeal da Igreja recebe o título de uma igreja em Roma em sinal de proximidade e colaboração ao Papa em seu ministério petrino.

Dom Sérgio da Rocha foi criado Cardeal pelo Papa Francisco em 19 de novembro de 2016, na Basílica de São Pedro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo