CNBB

Dom Odilo destaca Jubileu de dioceses brasileiras

A Missa desta manhã na 46ª Assembléia Geral dos bispos do Brasil, foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, em comemoração as várias Igrejas do País, que celebram jubileu de 25, 50, e 100 anos de criação.

:. Íntegra da homilia

Dom Odilo lembrou, de maneira especial, as nove dioceses centenárias: Arquidiocese de São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Botucatu (SP), São Carlos (SP), Taubaté (SP), Campanha (MG), Ituiutaba (MG), e Florianópolis (SC), e explicou o motivo, “Lembro, de modo especial, das nove dioceses centenárias, porque a sua criação está relacionada a uma situação histórica muito especial da Igreja em nosso País. Até 1889, ano da República, havia, no Brasil, apenas 12 dioceses. Hoje, são 271. Com o fim do padroado, que ligava a Igreja ao Estado e a colocava sob a tutela deste, a Igreja ganhou liberdade para cuidar melhor de si mesma e da sua missão”, afirmou.

Depois da Proclamação da República em 1892 a criação de novas dioceses iniciou-se imediatamente, e multiplicou-se sob os cuidados pastorais do papa São Pio X.

Para o Cardeal, a celebração dos jubileus é ocasião para render ação de graças a Deus, e comprometer-se ainda mais com a missão. “É ocasião para fazer memória do que Deus fez por nossas Igrejas. Nós podemos fazer, naturalmente, isso sempre, não apenas em ocasião de jubileus. É momento de ação de graças e de expressar um novo compromisso com a missão que, hoje, está em nossas mãos.”

Durante a homilia, Dom Odilo, ao explicar a primeira leitura de hoje, do Livro dos Atos dos Apóstolos, destacou a importância do papel do catequista: “A primeira leitura desta Missa, tomada pelo Ato dos Apóstolos, mostra-nos o apóstolo Felipe em plena missão. O anjo de Deus o chama e o convida a sair de Jerusalém e ir ao encontro de um viajante na estrada de Gaza. O diálogo entre os dois nos lembra o catequista com o catequizando: “Compreendes o que estás lendo?” – perguntou o discípulo. “Como posso compreender, se ninguém me explica?” – respondeu o viajante. A pedagogia da fé precisa de um pedagogo, a Palavra de Deus precisa ser anunciada e acompanhada pelo testemunho da fé do pregador, do catequista, do discípulo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo