CNBB

Dom Dimas coordena 1ª sessão da Assembléia

O secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, coordenou a primeira sessão da 46ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil que começou hoje, 2 de abril, no Auditório Rainha dos Apóstolos, em Indaiatuba (SP).

Dom Dimas Lara Barbosa, com a aprovação da assembléia, confirmou os redatores das atas e chamou para compor a mesa, o Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri; o prefeito de Indaiatuba, José Onério da Silva; o arcebispo de Campinas (SP), Dom Bruno Gamberini e o diretor da Casa de Retiros da Vila Kostka, padre Emmanuel Araújo. Em seguida foi entronizada a imagem da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o círio pascal e a Bíblia.

O presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio, saudou os participantes e invocando a santíssima trindade, declarou aberta, oficialmente a 46ª Assembléia Geral.

Padre Emmanuel Araújo deu boas-vindas e acolheu os bispos, em seguida, o prefeito José Onério disse que “a assembléia acontece todos os anos e temos a alegria de recebê-los neste município”. Afirmou ainda que “a CNBB é um sinal de ética neste ano de eleições”.

O Núncio elogiou a Campanha da Fraternidade e o trabalho que os bispos vêm realizando em todo o Brasil. Já o arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini, lembrou dos 100 anos de criação de cinco dioceses no estado de São Paulo, inclusive a de Campinas.

Dom Geraldo Lyrio leu a carta enviada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cumprimentando a CNBB pela realização da 46ª Assembléia Geral.

No palco, foram chamados os 15 novos bispos nomeados em 2007, que se apresentaram e disseram onde estão realizando suas funções. A Presidência saudou o novo cardeal nomeado pelo Papa Bento XVI, dom Odilo Pedro Scherer, e comunicou que ele presidirá uma missa durante a assembléia.

O secretário-geral fez referência a alguns pontos da pauta, dando ênfase a aspectos novos em relação à assembléia anterior.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo