Foco para bebês prematuros

Doação de leite materno será incentivada em campanha

Foco da campanha lançada pelo Ministério da Saúde são os bebês prematuros de baixo peso; meta é aumentar em 15% volume de leite coletado no país

Da Redação, com informações do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira, 20, uma campanha nacional para incentivar a doação de leite materno. A iniciativa é por ocasião do Dia Mundial de Doação do Leite Humano e tem como foco os bebês prematuros. O tema é “Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças”.

Com a campanha deste ano, a meta do Ministério é aumentar em 15% o volume de leite coletado nos 215 bancos de leite que o Brasil possui. O volume coletado atualmente representa de 55 a 60% da demanda do país. No ano passado, foram coletados 184 mil litros de leite materno, o que representou um benefício para 178 mil recém-nascidos.

Outro objetivo da campanha, realizada em parceria com a Rede BLH, é aumentar o número de novas doadoras voluntárias. “Amamentar o próprio filho é um ato de amor, mas doar leite e ajudar a alimentar outros bebês é um ato de amor ainda maior. Esse gesto de solidariedade salva vidas e forma o futuro de muitas crianças”, declarou a ministra interina da Saúde, Ana Paula Soter.

Para reforçar a importância da doação de leite, o coordenador da Saúde da Criança e do Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, informou que esse gesto já ajudou a reduzir a mortalidade infantil no Brasil. Além disso, é uma prática importante para diminuir a ocorrência de doenças infecciosas e alérgicas nos bebês prematuros de baixo peso. Outro benefício é para a própria mãe: reduz o peso mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal.

O modelo do Banco de Leite Humano Brasileiro é referência internacional e, desde 2005, o país exporta técnicas de baixo custo para implementar bancos de leite materno em 25 países da América Latina, Caribe Hispânico, África Portuguesa e Península Ibérica. Uruguai, Venezuela e Equador receberam as primeiras tecnologias transferidas e Portugal e Espanha receberam os primeiros bancos no modelo brasileiro.

Para doar leite

Segundo a ministra Ana Paula, é importante que a coleta do leite seja realizada corretamente, de forma que a doadora deve procurar o banco de leite mais próximo ou o Disque Saúde, no número 136, em caso de dúvida.

Toda mulher que amamenta pode doar leite, basta estar com a saúde em dia e não estar tomando medicamento que interfira na amamentação. Antes de realizar a coleta, recomenda-se uma higiene pessoal da mãe, o que inclui: cobrir os cabelos; usar pano ou máscara sobre o nariz e a boca; lavar mãos, braços e cotovelos com água e sabão; lavar as mamas apenas com água e secá-las em toalha limpa.

Após a coleta, o leite pode ser armazenado no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo