Novidade no episcopado

Diocese de Montenegro (RS) acolhe novo bispo coadjutor

Padre Carlos Rômulo irá auxiliar Dom Paulo De Conto no governo pastoral da diocese

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Padre Carlos Rômulo, novo bispo coadjutor de Montenegro (RS) / Foto: CNBB

Padre Carlos Rômulo, novo bispo coadjutor de Montenegro (RS) / Foto: CNBB

O Papa Francisco nomeou bispo coadjutor da diocese de Montenegro (RS) padre Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, do clero da arquidiocese de Pelotas (RS), até agora vigário geral.

O bispo da diocese de Montenegro é Dom Paulo Antônio De Conto, que solicitou ao Santo Padre a colaboração de um bispo coadjutor, que é um assistente do arcebispo governante e tem direito à sucessão.

Padre Carlos é natural de Piratini, município da arquidiocese de Pelotas. Estudou Filosofia na Universidade Católica de Pelotas e Teologia no Instituto de Teologia Paulo VI. Possui mestrado em Teologia Espiritual pelo Instituto de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Sua ordenação sacerdotal foi em 8 de dezembro de 1994. Na arquidiocese de Pelotas, padre Carlos atuou como assistente do Seminário Menor; assistente do Propedêutico e assistente da Filosofia. Também foi vigário paroquial, pároco, reitor do seminário e coordenador das missões populares e do Serviço de Animação Vocacional.

Atualmente, o presbítero é vigário-geral da arquidiocese de Pelotas e responsável pela pastoral no colegiado, além de ser coordenador de Teologia e da Escola Diaconal Arquidiocesana.

O arcebispo de Pelotas (RS), Dom Jacinto Bergmann, entrevistou padre Carlos. Confira:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo