SAÚDE

Dia Mundial de combate ao Câncer alerta para o crescimento da doença

Cerca de 8 milhões de pessoas morrem de câncer todo ano e estima-se que a doença é responsável por mais de 84 milhões de mortes entre 2005 e 2015

Da redação, com Rádio Vaticano

Neste sábado, 4, celebra-se o Dia Mundial de combate ao Câncer, proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a fim de desmistificar algumas ideias pré-concebidas sobre a doença e informar sobre a sua realidade.

O evento baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de fevereiro de 2000, que apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, enfermos, governos e parceiros da indústria, no âmbito da prevenção e tratamento do câncer.

A União Internacional de Controlo do Câncer, a entidade responsável pela definição das iniciativas desta enfermidade, lançou uma Campanha trienal 2016-2018 intitulada: “Nós Podemos. Eu Posso” (We can. I Can).

Sua mensagem consiste na responsabidade individual, social e comunitária de diversos temas concernentes à doença oncológica, que vão desde a sua prevenção à assistência aos pacientes.

Dados sobre o câncer

O câncer é uma das principais causas da mortalidade no mundo. Todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas morrem de câncer e estima-se que a doença é responsável por mais de 84 milhões de mortes entre 2005 e 2015.

O câncer causa mundialmente mais mortes que o conjunto da Aids, a tuberculose e a malária. Cerca de 55% das vítimas ocorrem em países menos desenvolvidos. Estima-se que, em 2030, de 60 a 70% dos 21 milhões e meio de novos casos de câncer ocorrerão nos países em desenvolvimento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% dos casos de câncer podem ser prevenidos e outros detectados, na fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo