Feriado

Dia de Finados deve ser movimentado em todo o país

Os cemitérios do país devem receber milhares de visitantes nesta segunda-feira, 2, por ocasião do Dia de Finados. Para acolher todos os visitantes, o horário de funcionamento dos cemitérios foi ampliado. A maioria abrirá suas portas logo cedo, às 7h, e permanecerá aberto até às 18h. 

O Dia de Finados foi criado por Santo Odilon que, enquanto era Abade de Cluny, introduziu a celebração em todos os mosteiros de sua jurisdição, entre os anos 1000 e 1009. Na Itália em geral, a celebração já era encontrada no fim do séc. XII e, mais precisamente em Roma, no início do ano de 1300. Foi escolhido o dia 2 de novembro para ficar perto da comemoração de todos os santos (1º de novembro).

Neste dia, a Igreja especialmente autoriza cada sacerdote a celebrar três Missas especiais pelos fiéis defuntos. Essa prática se remete ao ano de 1915, quando, durante a Primeira Guerra Mundial, o Papa Bento XV julgou oportuno estender a toda Igreja esse privilégio de que gozavam a Espanha, Portugal e a América Latina desde o século XVIII.

Veja como será o Dia de Finados em algumas capitais do Brasil

Rio de Janeiro

O Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, presidirá uma Missa, às 15h, no Portal da Saudade, localizada no subsolo da Catedral de São Sebastião.

Também nos Cemitérios serão celebradas várias Missas ao longo do dia, para que todos os fiéis possam participar e rezar pelos seus entes queridos.

Belo Horizonte

Na capital mineira, as Missas do Dia de Finados serão realizadas em vários horários nos três cemitérios da cidade. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Dom Joaquim Mol, celebrará a primeira Missa no Cemitério Bosque da Esperança, às 9h.

Brasília

O Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, irá celebrar uma Missa nesta segunda-feira, às 17h, na Catedral Metropolitana. Mas durante todo o dia, já a partir das 8h, serão celebradas Missas nos cemitérios da capital, inclusive nas cidades satélites: Brazlândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga.

Salvador

Na capital da Bahia, o Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo, presidirá duas Missas nesta segunda-feira. Uma às 9h no Cemitério Campo Santo e outra às 16h, no Bosque da Paz.

Da mesma forma que nas outras cidades, haverá diversas Missas durante todo o dia, nos cemitérios de Salvador.

Durante essa semana, a arquidiocese promoveu uma Semana de Evangelização para preparar os fiéis para o verdadeiro sentido do feriado.  

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo