Coluna da semana

Dia da Internet Segura 2016: veja dicas de como se proteger

Em 9 de fevereiro de 2016 celebra-se o Dia da Internet Segura ou “Safer Internet Day”, esta é uma data comemorada em 100 países, inclusive no Brasil

Por Gustavo Henrique Borges*

Este evento acontece desde 2009, em todo o país são realizados palestras, eventos, jogos educativos para este dia, até baixar livros e vídeos sobre o assunto, como mostra o site www.diadainternetsegura.org.br . Neste ano, já estão programados mais de 65 eventos para promover este dia.

Eventos no Brasil para o dia da Internet Segura Fonte: http://mapa.safernet.org.br/sid2016/

Eventos no Brasil para o dia da Internet Segura
Fonte: http://mapa.safernet.org.br/sid2016/

Esta ação tem por objetivo atingir todos, porém com uma maior intenção de mostrar para crianças e adolescentes os riscos que eles correm com pessoas de má influência presentes em diversas redes sociais, fazendo com que elas se envolvam ao ponto de serem até mesmo sequestradas.

Acesse
.: Notícias sobre tecnologia

Em uma época em que temos locais para acesso à internet em praças e eventos, o grande crescimento da utilização de smartphones e as demasiadas solicitações dos diversos aplicativos, estamos cada vez mais vulneráveis, por isso é importante que estejamos sempre com os anti-virus atualizados e, muito mais do que isso, é preciso saber onde navegar. Por exemplo, não existe problema em receber um vírus por e-mail, o problema está em abrir e executar o vírus enviado via e-mail.

Não navegue em sites que não são confiáveis ou ainda mais que pedem solicitações de algum tipo de documento pessoal. Nenhum site de banco ou qualquer outro site de noticias irá pedir informações pessoais sem que esteja dentro de uma página de navegação segura. Por exemplo, observar o protocolo (https): quando esta sigla está verde no endereço do site, é um site seguro.

Mantenha sempre seus dados de segurança atualizados nos sites que você mais frequenta, principalmente os de mídias sociais e também os de e-mail. É isso que vai te proteger em casos de tentativa de invasão, pois funciona como uma barreira, impedindo que pessoas com más intenções utilizem dessas falhas, a fim de promover a constante atualização dos dados de segurança.

O Google Drive, um serviço de armazenamento nas nuvens, está dando mais 2GB de espaço para quem atualizar os seus dados de segurança, para isso basta acessar a área de segurança do serviço e verificar as informações.

Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, escreva-me no Twitter: @gugahb


*Gustavo Henrique Borges, Casado, Missionário, formado em Administração. Trabalha há 17 anos com Tecnologia da Informação e atualmente é Superintendente de Internet na Canção Nova.  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo