Artigo

Defesa da vida é forma profunda de viver a fé, diz padre

Neste artigo, padre Mário reflete sobre o significado, na vida cotidiana, da Ressurreição de Cristo, elencando a defesa da vida humana como uma das formas mais profundas de viver essa fé

Padre Mário Marcelo Coelho, scj

padre mário_divulgacaoA vida vence a morte

A Ressurreição de Jesus é o início de um novo tempo, o viver, o morrer e o ressuscitar de Cristo inaugura um novo tempo. A história de Deus, revelada na Páscoa, é a história da nossa salvação. A Ressurreição de Jesus Cristo nos revela, de maneira plena e completa, a nossa vida e o nosso futuro. Vivemos na presença do Ressuscitado, do Deus vivo que faz diferença em nossa história. O Deus de Jesus Cristo é o Deus da vida e não da morte.

Jesus é a vítima inocente e Sua Ressurreição é a manifestação do poder de Deus sobre a morte, sobre a injustiça e o pecado. A Ressurreição de Jesus é a revelação do Deus da vida, é a marca definitiva d’Ele na história da humanidade. A vida vence a morte, a luz vence as trevas, o amor vence o ódio, a justiça de Deus é a nossa salvação. O pecado destrói a vida, a ressurreição restaura a vida, o amor de Deus envolve plenamente a humanidade. Deus recria a humanidade para o amor e vida plena.

Em Jesus Cristo ressuscitado recebemos a resposta de Deus: “Ele é a vida que vence a morte”. Em Deus toda a humanidade é restabelecida, a vida é iluminada pela luz do ressuscitado, Cristo ressuscitou, está vivo e permanece conosco e em nós.

Neste tempo de tantas agressões ao ser humano, somos convidados à reflexão sobre uma das formas mais profunda de vivência da fé, a defesa da vida humana. O homem, criado “à imagem e semelhança de Deus”, feito no amor e para o amor, encontra no Cristo Ressuscitado a confirmação da sua dignidade e, neste amor, é convidado à vida. Se assim escolhermos, tornamo-nos testemunhas, protagonistas da preservação da vida e da luta contra todas as formas de morte. O homem aspira, sem cessar, o direito à vida, uma realidade de justiça, amor, fraternidade, comunhão, paz e dignidade. Respeitar o ser humano em sua dignidade é escolher a vida para si e para os outros, ou seja, é vencer a morte, é lutar contra a “cultura de morte” que está sendo implantada na sociedade.

A Ressurreição nos dá a certeza de que “Jesus está vivo”! Ao vivermos a Páscoa do Senhor, nossa comunidade é chamada a defender a vida, a agir em busca das realizações da vida humana, a construir um mundo melhor para todos, que cada um seja respeitado em sua dignidade de pessoa humana. A mensagem da Páscoa é provocadora, o amor vence o ódio, o bem vence o mal, a vida vence a morte e nós, a exemplo do Cristo Ressuscitado, tornamo-nos responsáveis pela continuidade desta Páscoa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo