Projeto de Vida 2012

Consultor explica como crescer profissionalmente

Nesta época do ano estão abertas as inscrições para muitos cursos. A grande dúvida para alguns é qual curso escolher. São muitas as opções de cursos: de idiomas, profissionalizantes, graduações, pós-graduações, mestrados, entre outros.

Para o consultor em Recursos Humanos José Rosendo dos Santos Nascimento cada um deve se fazer as seguintes perguntas: "O que motiva você? Do que você gosta?"

"Sempre digo aos colegas que exercem um cargo de supervisão de pessoas: 'se você quer pessoas motivadas, dê a elas trabalhos que as motivem'”, destaca Rosendo.

Segundo o consultor, todos devem ter a pré-disposição para aprender e reaprender. A dica é começar por um curso de idiomas, pois em qualquer área, saber um segundo idioma é necessário.

“Dedique-se ao conhecimento das profissões e não se impressione ao encontrar algumas profissões saturadas no Brasil. Você encontrará no exterior uma considerável demanda. Não se limite as áreas geográficas, lembrando que estamos globalizados e não há mais 'interior' no mundo”, aconselha Rosendo.

Não tenha medo de mudar

"O que você quer ser quando crescer?". É uma pergunta histórica que muitos já ouviram dos pais.  Por que os pais fazem essa pergunta? Para Rosendo, certamente porque eles querem ajudar seus filhos a definir suas vidas.

Mas o consultor confessa que nunca respondeu a essa pergunta, para ele isso era algo difícil de responder. "Algumas pessoas já sabem o que querem fazer da vida desde muito cedo, mas apenas algumas. Outras levam anos para buscar uma resposta. Eu mesmo decidi ser profissional em RH no terceiro ano da faculdade de administração”, conta.

Rosendo lembra que há também situações em que muitos mudam de opção e até desviam seus esforços para outras atividades, diferentes da sua escolha inicial.

Desenvolvendo a apredizagem

O especialista explica que existem três requisitos básicos para o desenvolvimento da aprendizagem: o conhecimento (o saber),  a habilidade (o saber fazer) e a atitude (o querer fazer).

"Para 'saber fazer' é necessário treinamento teórico. Para adquirirmos habilidades são necessários treinamentos práticos. E querer fazer é a pré-disposição que devemos ter, algo que só depende de cada um de nós. Aqui, nem seu pai, nem sua mãe poderá ajudá-lo! Isto é competência", salienta.

Um curso de mestrado, por exemplo, Rosendo recomenda àqueles que já possuem certa maturidade profissional. Ele conta que já viu situações de colegas recém-graduados que imediatamente ingressaram num mestrado, mas esta não foi a melhor escolha.

"Para fazer um mestrado é preciso ter adquirido experiências profissionais para essa formação ser palatável, rica em situações vividas no seu trabalho. Aprenda o básico, treine bastante, faça cursos de especialização, participe de seminários, encontros de profissionais, desenvolva pequenos projetos e torne-se um conhecedor da sua área de atuação. A partir disso, seu curso de mestrado e doutorado estarão fundamentados em sua sabedoria”, aconselha.

Leia mais
.: Pagar as contas e planejar o orçamento: comece bem 2012
.: Como rever seus conceitos para começar bem o ano?

Assista também a reportagem de Catarina Jatobá sobre cursos de férias

Acesse
.: Conheça a Faculdade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo