Reunião em Brasília

Conselho Permanente da CNBB avalia Assembleia Geral

Objetivo principal é avaliar os trabalhos e frutos da 54ª Assembleia Geral e votar o tema central da próxima

CNBB

Os trabalhos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começaram nesta terça-feira, 14, na sede da entidade, em Brasília. Trata-se da primeira reunião do Conselho após a realização da 54ª Assembleia Geral (AG), realizada em Aparecida (SP), no mês de abril.

No início das atividades, membros do Conselho Permanente aprovaram a pauta de trabalho. A reunião é presidida pelo arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, Dom Sergio da Rocha; pelo arcebispo de Salvador (BA) e vice-presidente, Dom Murilo Krieger; e pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral, Dom Leonardo Steiner. De acordo com Dom Leonardo, o objetivo principal é avaliar os trabalhos e frutos da 54ª Assembleia Geral, além da votação do tema central da AG de 2017.

“É um momento precioso para avaliação da Assembleia Geral e também para direcionamento da próxima. Por delegação da última Assembleia, votaremos o texto sobre o dízimo, respeitando todo o processo que um documento da CNBB exige para ser aprovado. Também estamos discutindo a possibilidade de criarmos uma comissão permanente para acompanhamento dos processos de nulidade matrimonial”, explica o bispo.

Na programação estão previstos outros assuntos como a exortação do Papa Francisco, Amoris Laetitia – Sobre o amor na família”, Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico Humano, projeto da Cáritas “10 milhões de estrelas”, prêmios de comunicação da CNBB, projeto Igreja-irmãs e estudo de proposta de um Diretório para Pastoral Vocacional.

Dom Leonardo destaca ainda que está prevista reflexão sobre os povos indígenas e evangelização. “Iniciamos um diálogo sobre igrejas-irmãs que já existe na CNBB. Junto com esse tema, queremos aprofundar o estudo da catequese e os povos indígenas e buscamos caminhos para levarmos a iniciação cristã a culturas tão diferentes”, comenta Dom Leonardo.

Durante a reunião, que segue até quinta-feira, 16, serão apresentadas atividades em andamento dos regionais e das Comissões Episcopais Pastorais.

Grupo de Assessores

Na segunda-feira, 13, o Grupo de Assessores (GA) da CNBB esteve reunido, na sede da Conferência em Brasília. Na ocasião, o GA também discutiu os possíveis temas para a Assembleia Geral da CNBB de 2017, bem como sugeriu experiências pastorais para serem apresentadas no evento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo