Memória

Conheça o histórico das Assembléias dos Bispos

As assembléias gerais da CNBB acontecem desde 1953. A primeira foi realizada em Belém do Pará, mas desde 1974 a sede oficial é Itaici, município de Indaiatuba (SP). No decorrer destes anos, apenas a 38º edição não foi realizada neste local.

Cada assembléia possui um tema de reflexão. São assuntos de interesse de toda a Igreja no País. A partir disso, os bispos traçam diretrizes para trabalhos eclesiais. No último ano o tema foi Rumo a Conferência de Aparecida e foi retomado o tema da 44ª Assembléia, Evangelização da Juventude.

A cada 4 anos acontece durante a assembléia a eleição dos líderes da CNBB. A última eleição ocorreu na 45º Assembléia, em maio de 2007, elegendo como presidente Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana; como vice- presidente Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus; como secretário-geral, Dom Dimas Lara Barbosa, bispo auxiliar do Rio de Janeiro.

Segundo o artigo 27 do Estatuto Canônico da CNBB, a Assembléia, órgão supremo da CNBB, “é a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e co-responsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”. Reúne-se ordinariamente, uma vez por ano e, extraordinariamente, quando para fim determinado e urgente, sua convocação for requerida.

As Assembléias tratam de  assuntos pastorais de ordem espiritual e de ordem temporal e dos problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, na perspectiva da evangelização.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo