CEN 2010

CNBB lança livro sobre bioética no Congresso Eucarístico Nacional

Ariane Fonseca
Enviada especial a Brasilia

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou na tarde deste sábado (15), durante o Congresso Eucarístico Nacional 2010, o livro ‘Questões de Bioética’. A obra foi apresentada no final do Simpósio de Bioética, evento inédito que acontece nesta edição do evento, em Brasília (DF).

O lançamento foi feito pelo secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, e pelo coordenador da Comissão de Bioética da conferência episcopal, padre Luiz Antônio Bento. De acordo com Dom Dimas, o livro pretende ser um modelo de regimento para se criar uma comissão de bioética nas comunidades de todo o Brasil.

Leia também
.: Faça o download de todos os slides das palestras do Simpósio de Bioética

.: “É dever dos pais educar a sexualidade dos filhos no pudor”
.: Santa Missa abre Simpósio de Bioética no CEN 2010

.: Eucaristia nos ensina a ser discípulos, explica Dom Alberto
.: Coral e orquestra enriquem Missa de abertura do CEN

“O estudo é um embrião, um modelo de regimento para uma comissão de bioética em condição nacional para multiplicar essas ações em defesa da vida”, explicou o prelado, informando ainda que já existem comissões para tratar do assunto em algumas regionais da CNBB, mas que é preciso difundir mais.

A ideia de criar a obra nasceu em 2008, quando padre Luiz Antônio participou de um encontro sobre bioética, vida e família em Bogotá, na Colômbia. “Voltei de lá com a responsabilidade de criar um diretório sobre o assunto. Mas como a criação de um diretório é mais complicada, depende de regimentos estatutários da CNBB, resolvemos criar este estudo”, destacou o padre.

O livro, que contém sete capítulos, ainda não é um documento oficial da conferência. “Ele é fruto de muitas reflexões, mas não se apresenta como um documento oficial. É um estudo aberto que visa novas reflexões, tem o intuito de provocar discussões na sociedade”, contou Bento.

A obra aborda as temáticas do inicio da vida, do paralelo entre ciência e fé, da moral cristã, da bioética e a saúde pública e ainda propõe sugestões para a formação de comissões em defesa da vida nas paróquias do Brasil. ‘Estudo sobre Questões de Bioética’ foi elaborado por renomados estudiosos brasileiros, de diferentes áreas do conhecimento e por membros da Comissão de Bioética da CNBB.

.: Seja repórter, fotógrafo ou cinegrafista do Congresso Eucarístico
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010 no Twitter
.: Saiba mais sobre o CEN 2010

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo