Igreja em saída

Comire promove 37º Encontro Estadual Missionário

Encontro tem como tema “A Alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”

Denise Claro
Da redação

37º Encontro Estadual Missionário acontecerá de 26 a 28 de maio deste ano./ Foto: Divulgação.

O Conselho Missionário Regional (Comire) realizará, de 26 a 28 de maio, na cidade de Franca, o 37º Encontro Estadual Missionário, com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”.

A coordenadora do Comire, Maria de Fátima da Silva, explica a escolha do tema, pensado inicialmente para o 4º Congresso Missionário Nacional que acontecerá em Recife no mês de setembro:

“Hoje a Igreja precisa voltar-se para esta realidade missionária. A Igreja atual precisa ir ao encontro das pessoas e fazer isso a partir da alegria do encontro com Jesus Cristo que transforma o seu coração, sair para alcançar todas as periferias geográficas e existenciais, como nos disse Papa Francisco.”

Saiba mais
.: Evangelii Gaudium- A Alegria do Evangelho
.: Exortação Evangelii Gaudium completa um ano de publicação

Evangelii Gaudium

O tema foi extraído da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, de 24 de novembro de 2013. Nela, Papa Francisco fala sobre os desafios e necessidades atuais da evangelização.

O documento aborda a “transformação missionária da Igreja”. O Papa fala da necessidade de uma “conversão missionária”, que se coloque “em saída” e “em estado permanente de missão”.

Na Exortação Apostólica, percebe-se que há uma atual crise do compromisso comunitário e o Pontífice alerta para as tentações que os evangelizadores precisam evitar.

No capítulo III, trata da evangelização como missão de todo o povo de Deus e dá um destaque especial à homilia e ao anúncio do Querigma.

Já o capítulo IV fala da dimensão social da evangelização e dos pobres, como primeiros destinatários do Evangelho. Enfim, no capítulo V, o Papa fala dos “novos evangelizadores”, que precisam ser animados com um “espírito novo”.

Expectativa

Maria de Fátima ressalta que a expectativa com o evento é de que as várias dioceses do Regional Sul 1 possam participar do Encontro Regional, enviando representantes comprometidos com a causa missionária em suas localidades.

“Esperamos que aproximadamente duzentas pessoas possam se fazer presentes para enriquecer-se com o estudo, a partilha, a troca de experiências e as celebrações. Que possam sentir-se motivadas para retornarem às suas dioceses como animadores missionários, com um renovado entusiasmo pela missão.”

O encontro é destinado aos agentes missionários das dioceses, coordenadores dos COMIDIS (Conselhos Missionários Diocesanos), grupos da IAM (Infância e adolescência Missionárias), grupos JM (Juventude Missionaria), COMISES (Conselhos de seminaristas), padres, religiosos, Grupos de animação missionária, leigos missionários, entre outros participantes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo