A serviço da vida e da esperança

Com cenário mais moderno, Canção Nova Notícias entra em nova fase

Telejornal Canção Nova Notícias busca mais proximidade com o telespectador, trazendo cenário moderno e um novo formato

Valdênia Vieira
Da Redação

Estúdio Canção Nova Notícias

Um novo cenário, mais dinâmico e moderno / Foto: André Cunha

Nesta segunda-feira, 25, o telejornal Canção Nova Notícias inaugurou uma nova fase, com um novo cenário, novo formato, e novo horário. A transmissão do noticiário, que era de 19h às 19h30, passa a ser das 18h45 às 19h30. O atual cenário, inaugurado em 2007, dá lugar a um novo ambiente, mais amplo e moderno, que possibilitará interação com o público e um espaço exclusivo para entrevistados. 

O jornalismo Canção Nova passou por diferentes processos de atualização ao longo do tempo, no entanto, esta é mais significativa das mudanças ocorridas até hoje. O telejornal, que já mantém uma ampla cobertura dos principais acontecimentos no Brasil e no mundo, agora conta com 15 minutos a mais, passando a ter quatro blocos de informação e mais espaço para aprofundar os fatos mais relevantes do dia.

O novo cenário tem três ambientes. O primeiro consiste na bancada de apresentação, de onde os âncoras trazem as notícias. O segundo é dedicado a entrevistas, onde comentaristas discutirão diferentes temáticas, desde assuntos da Igreja Católica até fatos do cotidiano. E no terceiro ambiente está o plasma, para que os conteúdos exibidos sejam enriquecidos com ilustrações e gráficos.

Para o editor-chefe, Rodrigo Santos, a principal novidade é o espaço para entrevista. “Isso é resgate da história da Cancão Nova, pois no ano de 1997 o Monsenhor Jonas Abib, quando pensou no jornalismo da Canção Nova, ele pensou não apenas em noticiário, mais que o nosso jornal tivesse também opinião. Tudo para que haja um pouco mais de formação de opinião”, afirma Rodrigo.

Segundo o Superintendente do Departamento de Jornalismo, o jornalista Raphael Leal, o jornalismo da Canção Nova é catequético. “A intenção é aprofundar temas nos quais as pessoas que nos acompanham têm mais interesse, e nosso caso são as notícias da Igreja, com realização de entrevistas. O nosso carro- chefe são as informações da nossa Igreja. A gente percebe que o nosso jornalismo também realiza um trabalho catequético”, disse.

Raphael explica também que, nesta nova fase, o telejornal está mais preocupado com o público, no intuito de dialogar com o homem moderno e informá-lo sobre fatos importantes referentes ao mundo e à Igreja, com um olhar de fé e esperança. “O que nós desejamos com esse novo cenário é estreitar essa aproximação com quem nos acompanha; seja pela televisão, internet, ou aplicativo do celular e a estrutura (novo cenário), e a plástica ajudam muito. Estaremos mais presentes nas redes sociais”.

Outra novidade será o novo formato, com linguagem ainda mais dinâmica, mais descontraída, com maior interação com o público. Ao adotar uma linguagem mais próxima da falada, usando termos comuns do dia a dia, o Canção Nova Notícias se aproxima ainda mais do telespectador. O telejornal segue apresentado por Camila Morais, que também apresentará a previsão do tempo, e Reinaldo Puccini, de segunda a sexta-feira.

Em breve, será disponibilizado um contato de WhatsApp para que os telespectadores sejam também ‘repórteres’ enviando sua história em vídeo. As novidades celebram os 20 anos de abrangência nacional do CN Notícias.

Veja aqui o depoimento do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, sobre o jornalismo Canção Nova:

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo