Jornada Mundial da Juventude

CNBB apresentará o Brasil como candidato para sediar a JMJ

A Assembleia Geral da CNBB aprovou neste domingo (6), a proposta de apresentar o Brasil como candidato para acolher a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Realizada pelo papa, a jornada acontece a cada três anos e reúne mais de um milhão de jovens. Em 2005, o evento se realizou na Alemanha e em 2008 acontecerá em Sidney, na Austrália.

O pedido da candidatura do Brasil foi apresentado pelo Setor Juventude da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. O presidente da Comissão e bispo de Ilhéus (BA), dom Mauro Montagnoli, fez a defesa do pedido enumerando os benefícios que a Jornada Mundial da Juventude traz ao país que a acolhe. Através do secretário, Beto Cury, da Secretaria Nacional da Juventude, o Governo Federal já manifestou apoio à iniciativa.

Reunidos em Assembleia até a próxima quarta-feira (9), os bispos aprovarão o documento Evangelização da Juventude que foi elaborado na última assembleia dos bispos e, ao longo do ano, recebeu observações e aperfeiçoamentos dos grupos de jovens e das dioceses.

Criada pelo papa João Paulo II, em 1986, a JMJ já foi realizada em Roma, Argentina, Polônia, Estados Unidos, Filipinas, França, Canadá e Alemanha. “O principal objetivo das jornadas é fazer da pessoa de Jesus, o centro da fé e da vida de cada jovem, para que Ele possa ser Seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações”, disse João Paulo II por ocasião da criação da JMJ.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo