15 de agosto

Catedral de Cristo Rei celebra Padroeira de BH

Nesta quinta-feira, 15, a arquidiocese de Belo Horizonte celebra a Assunção de Nossa Senhora e a Padroeira da Capital, Nossa Senhora da Boa Viagem. Para a ocasião, foram preparados eventos especiais: no terreno da Catedral Cristo Rei, fiéis se reúnem em oração para receber a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem.

A imagem sairá da cidade de Confins às 13h30 e chega ao terreno às 15h para o terço em homenagem à Padroeira. A imagem segue, logo depois, para a Praça da Rodoviária. Da Praça seguirá em procissão luminosa para a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua. O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside a celebração eucarística, que começa ao final da procissão, nos jardins da Paróquia.

O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, recebe milhares de jovens que participam da 18ª Peregrinação da Juventude, a partir das 8h, com Missa presidida por Dom Walmor e concelebrada pelos bispos-auxiliares, Dom Wilson Angotti e Dom João Justino, às 11h.

Assunção de Nossa Senhora

A festa da Assunção de Nossa Senhora é uma das mais antigas da Igreja. Já no ano 600 a Igreja Católica festejava este dia de glória de Maria Santíssima. A festividade lembra as virtudes, os sofrimentos e as obras da Mãe de Jesus Cristo. A Assunção foi declarada um dogma da Igreja em 1950 pelo Papa Pio XII.

Oficialização como padroeira de Belo Horizonte

Com o título de Boa Viagem, Nossa Senhora foi oficializada como padroeira de Belo Horizonte a pedido do cardeal mineiro Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota.

No entanto, na Capital, a devoção à Santa começou no início do século XVIII, quando os primeiros portugueses chegaram ao povoado que deu origem à Belo Horizonte: o Arraial do Curral Del Rey. No dia oito de fevereiro de 1967 foi instituído feriado municipal em homenagem à Assunção de Nossa Senhora, pela Lei nº 1.327.

Leia mais
.: Arquidiocese de BH inicia obras da Catedral Cristo Rei

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo