Brasília

Cardeal Hummes participa do encerramento da Assembleia da CNBB

O representante do Papa Bento XVI para as celebrações do CEN 2010 e prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Claudio Hummes, participou nesta quinta-feira, 12, do encerramento da 48ª Assembleia Geral da CNBB, em Brasília. O cardeal brasileiro veio ao país para participar do XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que começa esta noite, na Esplanada dos Ministérios.

.: Veja como foi a chegada de Dom Cláudio ao Brasil
:: Veja fotos no Flickr

Dom Cláudio falou da emoção e alegria de estar “de volta em casa”, pois apesar de ser um arcebispo emérito ainda é de casa e disse a todos que o Santo Padre enviou um “grande abraço” aos bispos e que ele tem “uma grande alegria com este Congresso Eucarístico e com o trabalho da assembleia, na qual ele tem muita confiança e esperança”.

O cardeal recordou que, exatamente, há três anos todos os bispos estavam reunidos em Brasília para a Conferência de Aparecida, e que toda temática refletida naqueles dias volta agora ao CEN, onde “nós estaremos diante do Senhor, frente a frente com Ele, de quem queremos ser discípulos e ouvi-lo de novo, como se fosse a primeira vez que o ouvíssemos”, disse.

Os trabalhos da assembleia terminaram esta manhã. Após dez dias de intensas atividades, os bispos encerraram suas atividades “com o coração agradecido”, disse o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Durante esses dias foram refletidos e aprofundados mais de 30 assuntos, e divulgadas notas sobre assuntos atuais como o Momento Político, o PNDH-3, os abusos sexuais na Igreja e sobre o tema central: a Palavra de Deus e as CEBs.

Dom Geraldo destacou que os trabalhos, que exigiram dos bispos “muitas reflexões e aprofundamentos”, foram vividos em clima de comunhão e unidade, mesmo com a divergência de opiniões, que, segundo, é algo muito saudável.  “Quanto ao essencial, pudemos experimentar profunda unidade, e quanto ao que é de opinião livre, experimentamos um clima de verdadeira liberdade. E em nada nos faltou a caridade que nos mantém unidos na fé e na missão que o Senhor nos confia à frente de sua Igreja”.

A cerimônia de encerramento da assembleia foi concluída com uma breve reflexão da Palavra de Deus e a leitura da Mensagem sobre a Palavra de Deus.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo