Visita de Bento XVI

Imagem de Frei Galvão esculpida em mogno, presenteará o Papa

Frei Galvão nasceu em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, mas é na pequena cidade mineira de Nazareno, que fica a 226 quilômetros de Belo Horizonte, que está sendo produzida uma imagem especial daquele que será o primeiro santo brasileiro. A escultura feita em mogno chegará às mãos do papa Bento 16 e já está em fase de acabamento.

A iniciativa foi deste escultor, que desde os 8 anos de idade aprendeu com o pai marceneiro a arte de dar forma a madeira bruta com sensibilidade e precisão. A imagem de Frei Galvão que pesa cerca de 4 quilos e possui 65 centímetros de altura é de estilo clássico, mas possui alguns traços do barroco do século 17. As mãos, os pés e parte da face ainda serão retocados para que a riqueza dos detalhes se torne expressiva. Foram três meses de trabalho dispensados para o presente de Bento 16.

A imagem será entregue por um padre amigo do escultor, mas seu Dito Santeiro, como é popularmente conhecido, pretende ir muito além. “Eu aproveito para fazer um apelo ao meu amigo Dom Raymundo Damasceno, que ele ajude, eu e o Padre Silvio César Florêncio, para que tenhamos a oportunidade de entregar nas mãos do Papa Bento XVI esta imagem.

Eu queria apenas tomar a benção do Papa e dizer que estamos entregando em suas mãos este humilde presente do coração”, fala com simplicidade Benedito.

Na sala de seu Benedito, as várias imagens demonstram o quanto a família do escultor deposita sua fé naqueles que são considerados os intercessores junto a Deus. Mas a imagem de Frei Galvão merece um destaque todo especial, já que se trata de um gesto de gratidão do povo brasileiro representado no trabalho minucioso do artista mineiro.

“Eu não tenho ouro, nem prata, como diz na Bíblia, mas aquilo que eu posso lhe dar, eu vou dar, que é um pouco de mim, um pouco de minha pessoa para este Pontífice da Igreja que está no lugar de nosso querido e saudoso João Paulo II”, diz seu Dito.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo