Repercussão

Bispos mexicanos lamentam construção de muro por Trump

Construção de muro na fronteira México foi uma das promessas polêmicas da campanha de Trump à presidência dos EUA

Da Redação, com Agência Fides

A Conferência Episcopal Mexicana publicou um comunicado em que expressa sua rejeição à decisão anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de construir um muro na fronteira com o México.

“Exprimimos a nossa dor e a rejeição à construção deste muro e, respeitosamente, convidamos todos a fazer uma reflexão mais profunda sobre os diversos modos pelos quais se pode garantir segurança, desenvolvimento e criação de postos de trabalho e outras medidas necessárias e justas, sem causar mais danos àqueles que já sofrem, os mais pobres, os mais vulneráveis”.

Leia também
.: Bispos dos EUA dizem que muro com o México trará mais sofrimento

Os bispos enfatizam que continuarão a apoiar de perto e com solidariedade as pessoas que chegam do Centro e do Sul da América, que atravessam o México rumo aos Estados Unidos. A Conferência Episcopal também convida as autoridades do país a continuar na busca de acordos com o país vizinho, a fim de que sejam protegidos a dignidade e o respeito dos migrantes, que buscam apenas melhores oportunidades de vida.

O comunicado é assinado pelo presidente da Comissão Episcopal para a Mobilidade Humana da Conferência Episcopal, Dom Guillermo Ortiz Mongragón, bispo de Cuautitlán. No texto, é destacado que o empenho dos bispos mexicanos está em plena sintonia com a Comissão Episcopal para as Migrações dos Estados Unidos, que se posicionou da mesma forma à notícia da construção do muro com a fronteira mexicana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo