CNBB

Bispos aprovam Declaração "Fraternidade e Amazônia"

Na manhã desta terça-feira, 8, os bispos do Brasil, reunidos em Assembléia desde o dia 1° em Itaici, Indaiatuba (SP), aprovaram a Declaração Fraternidade de Amazônia – Vida e missão neste chão. A Declaração afirma que o episcopado brasileiro reunido em Assembléia “tem os olhos voltados para a Amazônia” e enumera as ações que a Igreja está fazendo em prol da região. “A Campanha da Fraternidade, promovida pela Igreja e proposta para toda a sociedade brasileira, interpelou a própria Igreja chamando-a a assumir com maior responsabilidade sua presença na Amazônia”, diz a Declaração.

A CNBB manifesta desejo de que o tema não saia de pauta. “Almeja-se, agora, que o tema Amazônia continue em pauta e a campanha tenha sido apenas o ponto de partida para a conscientização e sensibilização da Igreja e da sociedade brasileira toda em relação a esta região maravilhosa que Deus criou como lar para todos os povos, hoje, tão ameaçada de destruição e morte”.

Ao lembrar que “a história do episcopado brasileiro registra denúncias feitas pelos bispos da Amazônia em relação às situações de ameaças à vida”, a Declaração enumera várias dessas situações vigentes na Amazônia. Recorda os desafios, na região, à evangelização da Igreja, reconhece a vitalidade da Igreja e revela que “a Igreja na Amazônia precisa de uma colaboração sistemática, constante e permanente e da solidariedade da Igreja em todo o Brasil e no mundo para poder cumprir sua missão evangelizadora e ação pastoral e sustentar seus próprios projetos de formação de seminaristas e de agentes de pastoral”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo