Ano Catequético

Bispo deseja que crianças se apaixonem por Jesus

Dom Eugênio Rixen, Bispo de Goiás (GO) e responsável pela Catequese, na CNBB, fez uma colocação esta tarde na 46ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, falando sobre o Ano Catequético. Após 50 anos, a Igreja do Brasil irá viver, no próximo ano, seu Segundo Ano Catequético. Ele deve iniciar no segundo Domingo da Páscoa e terminar ao final do mês de novembro, com a festa de Cristo Rei.

.: Ouça: Dom Eugênio fala sobre Sínodo dos Bispos e Ano Catequético

O tema “Jesus Ressuscitado com os discípulos de Emaús (Lucas 24,13-35)” será abordado em três momentos: Jesus, que ouve os discipulos, conhecendo suas preocupações e angústias; em segundo lugar, a mentalidade das pessoas com a Palavra de Deus e, finalmente, a celebração da fé, que aconteceu quando Jesus repartiu o Pão com eles.

“Celebrando o Jubileu de Ouro, queremos dinamizar a Catequese no Brasil e fazer com que as crianças de apaixonem por Jesus Cristo”, disse Dom Eugênio. Ele destacou que “ser catequista é uma grande vocação e que para ser catequista é preciso ser discípulo e missionário de Jesus, junto às crianças, jovens e adultos, anunciando o Cristo Ressuscitado, no meio de nós”.

Falando sobre sua indicação para o Sínodo dos Bispos, que acontecerá em Roma em outubro deste ano, Dom Eugênio destacou a conhecida importância da Palavra de Deus na Catequese: “Para nós a Bíblia está no centro da Catequese. É através dela queremos ajudar nossos catequizandos a ter os mesmos sentimentos e mesmas atitudes de Jesus. Conforme pediu o Papa Bento XVI, sobre a “leitura orante da Palavra de Deus”, quando convocou este sínodo, a Bíblia deve nos ajudar a encontrar com Jesus, conhecê-lo e nos apaixonarmos por Ele”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo