Brasília

Assembleia da CNBB aprova primeiros documentos

A “Carta dos Bispos aos Presbíteros” e a “Declaração sobre o Momento Político Nacional” foram os dois primeiros documentos aprovados pela 48ª Assembleia Geral da CNBB, que termina amanhã, em Brasília. O primeiro documento teve 230 votos a favor, de 249 votantes; já o segundo foi aprovado com 253 votos de um total de 254 votantes.

Carta aos padres

Na carta aos padres, os bispos enaltecem o trabalho dos sacerdotes. “Conhecemos de perto seus sacrifícios que, às vezes, alcançam o heroísmo, na busca cotidiana de fidelidade à missão evangelizadora”, diz o texto.

Numa referência aos abusos sexuais contra menores envolvendo padres, os bispos dizem que estes “comportamentos abusivos” de alguns presbíteros atingiram  “a credibilidade dos sacerdotes e a grandeza do dom que nos foi confiado”.  “Amargura e sofrimento, confusão e mesmo indignação, invadiram o íntimo de muitos cristãos e das pessoas que amam a justiça, a verdade e a coerência de vida”.

Os prelados reafirmam sua confiança nos sacerdotes. “Queremos reafirmar nossa satisfação e confiança pela multidão de presbíteros que, identificados com Cristo, compartilham as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias às comunidades que lhes são confiadas”.

.: Leia carta na íntegra
:: Veja fotos no Flickr

Momento Político

Composta por 11 parágrafos, a Declaração sobre o Momento Político Nacional começa recordando fatos e eventos que marcam o cenário eclesial e nacional como a assembleia da CNBB, o jubileu de ouro da Capital Federal e da Arquidiocese de Brasília, o Congresso Eucarístico Nacional e a realidade política do país, como sua política internacional, o PNDH-3 e a votação do Projeto Ficha Limpa.

Na Declaração, a CNBB revela sua preocupação com “os grandes projetos, sobretudo na Amazônia” que não levam “devidamente em conta suas consequências sociais e ambientais”.

Os bispos afirmam que permanece o desafio “de uma autêntica reforma agrária” e destacam a urgência de uma “profunda reforma política, iluminada por critérios éticos, com a participação das diversas instâncias da sociedade civil organizada, fortalecendo a democracia direta com a indispensável regulamentação do Artigo 14 da Constituição Federal, relativo ao plebiscito, referendo e iniciativa popular de lei”.

Para os prelados, a campanha eleitoral deste ano é oportunidade para “empenho de todos na reflexão sobre o que precisa ser levado adiante com responsabilidade e o que deve ser modificado, em vista de um projeto nacional com participação popular”.

Ao final, os religiosos convocam o povo a expressar sua cidadania nas próximas eleições por meio do “voto ético, esclarecido e consciente” a fim de que sejam superados “possíveis desencantos com a política”.

.: Leia declaração na íntegra

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo