Juventude missionária

JMJ Rio2013 é lembrada por bispos durante Assembleia

Bispos avaliam os frutos deixados, pela jornada, aos jovens brasileiros 

Alessandra Borges
Enviada especial a Aparecida (SP)

Na tarde desta quarta-feira, 7, durante coletiva de imprensa sobre os assuntos já tratados durante a 52º Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), foi destaque a aprovação do ‘Diretório da Comunicação para a Igreja’, o documento ‘Conflitos no campo BR 2013’ referente a questão agrária e os desafios pastorais da evangelização da juventude brasileira pós JMJ.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, o bispo de Balsan (MA) e presidente da Comissão da Pastoral da Terra, Dom Enemésio Lazzaris e o bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro foram os responsáveis pela apresentação dos estudos realizados.

(Da esquerda para a dieita) Dom Enémio Lazzaris, Dom Eduardo Pinheiro da Silva e Cardeal Dom Orani João Tempesta. FOTO: Alessandra Borges

(Da esquerda para a dieita) Dom Enémio Lazzaris, Dom Eduardo Pinheiro da Silva e Cardeal Dom Orani João Tempesta / FOTO: Alessandra Borges

O ‘Diretório para a Comunicação da Igreja‘ foi aprovado, em março, e publicado no último mês, após um longo processo de adequação. Tem como principal objetivo motivar a Igreja para reflexão sobre vários aspectos da comunicação e a vida em comunidade eclesial. Este documento será estudado durante o 4 º Encontro da Pastoral da Comunicação e 2º Seminário de Jovens Comunicadores realizados de 24 a 27 de julho, na cidade Aparecida (SP).

Segundo Cardeal Orani, este documento é o direcionamento para a comunicação na Igreja, demonstrando a preocupação em relação aos atos litúrgicos transmitidos pela TV e animação da Igreja em relação a comunicação pastoral.

“Este documento interessa muito àqueles que trabalham com comunicação da Igreja Católica, mas também a todo pesquisador de comunicação”, disse o cardeal .

Leia também:
.: Missão na Amazônia e protagonismo dos leigos são temas de coletiva
.: Todas as notícias sobre a assembleia dos bispos

A Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 foi pauta de estudos durante a tarde de ontem, 7, entre os bispos reunidos na assembleia para avaliar qual foi o impacto do evento entre os jovens brasileiros e no exterior. Dom Orani recordou sua visita ao Papa Francisco no último mês, destacando que o Pontífice sentiu-se imensamente acolhido pelo povo brasileiro, assim como os jovens do exterior também testemunharam.

“O que marcou muito o mundo em relação à jornada foi o acolhimento não só no Rio de Janeiro, mas como na semana missionária realizada nas dioceses. Foi muito positivo ver o calor da acolhida do povo brasileiro, depois também como nós conseguimos superar as dificuldades surgidas de última hora, como no caso da mudança de Guaratiba para Copacabana, que ninguém imaginava que iríamos conseguir fazer no sábado e domingo a jornada com todo aquele brilho”, destacou Dom Orani.

Dom Eduardo, destaca alegrias proporcionadas pela jornada. FOTO: Alessandra Borges

Dom Eduardo, destaca alegrias proporcionadas pela jornada. FOTO: Alessandra Borges

Dom Eduardo, a frente dos trabalhos da Comissão da Pastoral da Juventude, afirma que a jornada foi o impulso para alavancar os trabalhos realizados em relação à evangelização da juventude no Brasil e que o compromisso da comissão está sendo após a JMJ. O bispo destacou a  peregrinação da cruz e do ícone da jornada pelas dioceses do país, assim como, os seminários, realizados em 2012, sobre bioética, missionariedade e comunicação.

Outro destaque, apontado por Dom Eduardo, foi o encontro pós-jornada, realizado no final de 2013, com intuito de colher os frutos das JMJ e semear na juventude a alegria de ser missionário e levar o Evangelho a todos.

“O ‘Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil no Brasil’ colheu todos os elementos do ano de 2013, chamado de ano da juventude, como a peregrinação, semana missionária, JMJ, Campanha da Fraternidade e as próprias manifestações que trouxeram a cara jovem dentro dos contextos. Reunimo-nos para refletir sobre o que vamos fazer daqui para frente e como continuar aproveitando deste entusiasmo da juventude, suscitado devido a Jornada Mundial da Juventude. Deste encontro tiramos oito conclusões, mas destaco as três principais urgências: missão, assessoria e o setor diocesano da juventude”, apontou Dom Eduardo.

Aproveitando este entusiasmo da juventude para viverem experiências missionárias, a Comissão Pastoral promove o primeiro encontro ‘Missão Jovem na Amazônia” e até o momento já estão inscritos mais de dois mil jovens.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo