Relação familiar

Bispos refletem sobre a realidade da família no mundo

Dom Petrini destacou a responsabilidade de formar casais para viver o amor em sua totalidade 

Alessandra Borges
Enviada especial à Aparecida/SP

Bispos de todo Brasil continuam reunidos em Aparecida (SP) para a 52º Assembleia Geral da CNBB. Na tarde desta sexta-feira, 2, estavam presentes na coletiva de imprensa, o bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão para a Vida e Família, Dom Carlos Petrini, o bispo da Prelazia do Xingu (PA) e presidente do CIMI, Dom Erwin Kräutler, e o bispo auxiliar de Aparecida (SP), Dom Darci José Nicioli.

Os assuntos tratados pelos bispos nesta tarde de assembleia foram: os preparativos para a 3º Assembleia Extraordinária dos Sínodo dos Bispos sobre a Família a ser realizada no período de 5 a 19 de outubro, no Vaticano; a questão dos povos indígenas no Brasil e as festividades que envolverão os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Família é um dos assuntos debatidos por bispos

Bispos atendem imprensa no 3º dia Assembleia Geral da CNBB. FOTO: Alessandra Borges

Sínodo dos Bispos

Segundo Dom Petrini, o questionário sobre o sínodo enviado a todas as Igrejas particulares do mundo já está em análise no Vaticano. Algumas considerações ainda serão feitas, antes do lançamento de um livro sobre o assunto.

O Papa Francisco já estabeleceu, segundo Dom Petrini, quais serão os bispos a presidirem o Sínodo. Serão estes: o arcebispo de Paris, Cardeal André Vingt-Trois, o arcebispo de Manila, Cardeal Luis Antonio Tagle e o arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis.

Dom Petrini destacou ainda que o Sínodo para as famílias tem a proposta de traze-las  novamente para o contexto dos desígnios de Deus, assim como São João Paulo II tinha orientado desde o início de seu pontificado. Outra questão importante para a Igreja é a responsabilidade da Pastoral Familiar.

“A grande novidade para Igreja, por exemplo, é a Pastoral Familiar não mais ter como finalidade recordar os compromissos, os deveres e as obrigações que os casais assumem quando se casam, mas sim uma pastoral voltada para ajudar os casais a compreenderem toda a beleza, riqueza, humanidade e grandeza de vida de uma família.”, disse o bispo.

Os desafios da família também foram abordados. “Na sociedade atual, funcionalmente organizada, cada um entra em relação com os outros por uma parcialidade. O grande desafio é educar os casais para compreender cada vez mais e amar este espaço de totalidade”, citou dom Petrini.

Questão dos povos indígenas 

Dom Erwin Kräutler abordou a preocupação da Igreja em relação aos indígenas e os conflitos existentes nos territórios ocupados por estes povos, alertando sobre a despreocupação do Governo.

“O Governo nada faz para diminuir este conflito, pois é um problema muito sério. O Governo precisa, urgentemente, demarcar as áreas indígenas e se houver agricultores nestes espaços que eles sejam indenizados”, ressaltou o bispo.

Festividades aos 300 anos da Imagem de Nossa Senhora Aparecida 

Durante a conferência, os bispos do Brasil também organizaram o cronograma para as festividades dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul que acontecerá em 2017. Dom Darci, destacou que a imagem peregrina visitará todas as dioceses do Brasil, marcando as festividades.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo