ASSEMBLEIA ELETIVA

Bispos elegem novos presidentes para as Comissões Episcopais

Quatro das 12 Comissões Episcopais Pastorais da CNBB já possuem seu novo presidente para quadriênio 2015 a 2019

Alessandra Borges
Com informações da Assessoria de Imprensa da CNBB

Hoje, 21, durante o sétimo dia da 53º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos realizaram a votação para eleger parte dos 12 presidentes da Comissão Episcopais Pastorais e os delegados da instituição para o Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) e para a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

quatrobisposeleitoscomissaoepiscopal

Dom Severino Clasen; Dom José Anônio Peruzzo; Dom Esmeraldo Barreto Farias; Dom Jaime Spengler (Da esquerda para a direita) Foto: CNBB

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler, foi eleito no segundo escrutínio, para ser presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Dom Jaime recebeu 205 votos de um total de 283 votantes, superando a maioria absoluta requerida no segundo escrutínio, que era de 143 votos.

O atual presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato o bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, foi reeleito pelo episcopado do Brasil. Dom Severino recebeu 159 votos dos 285 votos válidos.

Para a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB foi eleito o bispo auxiliar de São Luís (MA), Dom Esmeraldo Barreto de Farias, com 219 votos do total de 277 votantes.

O arcebispo de Curitiba (PR), Dom José Antônio Peruzzo, foi eleito no primeiro escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética.

Para a Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé foi eleito Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Amparo (SP). E para a Comissão para Liturgia, o presidente continua sendo Dom Armando Bucciol, bispo de Nossa Senhora do Livramento (BA).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo