Homenagem aos cardeais

Cardeais e Núncio Apostólico recebem homenagem na Canção Nova

Bispos de várias partes do Brasil reuniram-se, na noite deste domingo, 14, para participar de um momento de reconhecimento do trabalho do Núncio Apóstólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, e de cardeais brasileiros.

A homenagem, que recebeu o nome “Com misericórdia o chamou”, foi dada por ocasião da eleição do Papa Francisco. Presentes no Conclave, Dom Raymundo Damasceno, Dom Claúdio Hummes, Dom Odilo Pedro Scherer receberam, da Comunidade Canção Nova, uma estatueta de São Pedro como forma de agradecê-los pelo empenho na tarefa de discernir o novo Pontífice para a Igreja.

Ao receber a homenagem, os cardeais relembraram alguns fatos marcantes da eleição de Francisco. “Foi um Conclave cheio de surpresas. A escolha de um Papa da América Latina demonstrou que a Igreja é mesmo Universal”, afirmou Dom Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo.

Dom Cláudio lembrou ainda que quando o então cardeal Bergoglio esteve no Brasil, encantou-se com a devoção dos fiéis brasileiros, especialmente a devoção à Nossa Senhora Aparecida. “O Papa conheceu e gostou do povo brasileiro, tem admiração e grande amor por nós, e isto nos alegra. Nós queremos dar todo apoio a ele”, destacou o cardeal.

O Núncio Apostólico do Brasil, que esteve pela primeira vez na Canção Nova, também foi homenageado. Dom D’Aniello destacou que recebeu a estatueta em nome de todos os brasileiros que, mesmo sem ir ao Vaticano, sem participar do Conclave, tiveram uma participação ativa neste momento da Igreja. “Recebo a homenagem em nome dos brasileiros que rezaram pela escolha do novo Papa, que participaram, com a fé e orações, da eleição de Francisco”, afimou.

O momento foi também para ressaltar o compromisso do Sistema Canção Nova de Comunicação com a transmissão da Palavra da Igreja. Dom Benedito Beni, bispo da diocese de Lorena (SP), à qual pertence a Canção Nova, disse que, assim como a Canção Nova nasceu a partir de um documento da Igreja, escrito pelo Papa Paulo VI, ainda hoje a comunidade permanece com esta mesma missão de levar a voz da Igreja para todos os lugares. “A Canção Nova tem sido fiel ao chamado de ser voz da Igreja, ela tem cumprido a missão, o carisma a que foi chamada”, ressaltou Dom Beni.

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, reafirmou este compromisso de servir a Igreja: “Somos da Igreja e para a Igreja. É uma alegria receber os pastores dela, aqueles que comandam, que dão orientações de como realizar a nossa missão”, afirmou. Ele disse ainda que espera, um dia, receber também o Papa na Canção Nova. “Fizemos o convite, fomos ousados. Se ele vier, será muito bem-vindo”, declarou.

A noite foi também de descanso dos trabalhos da 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que começou no dia 10 e segue até 19 deste mês. Durante o momento de confraternização, os bispos aproveitaram para partilhar sobre as diversas realidades vividas pela Igreja em várias partes do país, além de falarem sobre a repercussão positiva que tem tido a eleição de Francisco. “Esta é uma oportunidade de nos conhecermos mais, dividirmos experiências e falar sobre como tem sido acolhido pela comunidade a escolha do Papa Francisco”, afirmou o Cardel Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.

Mais detalhes na reportagem

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo